segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Para ficarmos felizinhos

Como diria a pensadora Julia Tolezano, Morte é f***.
Eu realmente passei a semana pensando se eu escreveria um post triste para mostrar o meu luto com o acidente na Colômbia com a delegação da Chapecoense. Mas eu não conseguia pensar no que escrever. Sabe quando faltam as palavras ou todas elas parecem vazias demais para o contexto, ou genéricas demais, ou apelativas demais? Então, eu estava me sentindo assim.
Por causa desse óbvio embaraço, eu resolvi, em vez de falar sobre o acidente ou sobre a morte ou sobre essa sensação de inutilidade estranha que estamos sentindo, falar sobre livros que confortam os nossos coraçõezinhos e nos deixam mais alegrinhos, que nos fazem sorrir no transporte público, ou até gargalhar. Lá vem uma lista de livro para esquentar o coração.

1- O Ladrão de Raios, Rick Riordan


Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios conta a história do pré-adolescente Perseu "Percy" Jackson que, quando se vê atacado pela própria professora de Iniciação de Álgebra, descobre que a mitologia grega é real e que seu pai é um deus grego.
Além de Percy Jackson ser um personagem que sofre perdas e se sinta sozinho em alguns momentos, ele encontra dentro de si alguma razão para ser irônico, fazer piadas, ser engraçado. E Rick Riordan consegue fazer isso bem na maioria das vezes.

2- Azeitona, Bruno Miranda

Azeitona tem o seu enredo pautado na mentira dos jovens Ian e Emília. Após a confusão da produtora do programa Jovens Pais sobre Ian, o adolescente arregala os olhos ambiciosos para conseguir o cachê do programa, só que tem um problema, ele precisa de uma namorada falsa para fingir que está grávida.
Quem conhece o menino Bruno do YouTube sabe o quão cômico ele é. Embora nesse livro ele demonstre seu lado dramático, o lado cômico dele não pode ser negado e em alguns momentos você sente aquela vontade de rir. E é um livro bem leve e gostoso de ler.


3- Tá todo mundo mal, Jout Jout

Jout Jout é uma figura icônica no YouTube e o livro é tão icônico quando a youtuber. Ela vai contar com toda a sua desenvoltura as crises que assolam a vida dela e de muitos de nós. O jeito que ela conta, faz a gente rir às vezes no transporte público e são tão despretensiosos os relatos, embora o tema seja crise.
Ela vai falar sobre crises sérias, como o medo de sair à noite, e crises levinhas, como a vida amorosa na puberdade, do jeito bem humorado, mas sem desmerecer o conteúdo para o pastelão ou para o denso.

4- A Espada do Verão, Rick Riordan

Magnus Chase e os Deuses de Asgard: A espada do verão é o primeiro da trilogia que conta a história de Magnus Chase. Diferente dos outros livros do Tio Rick, este aqui vai exatamente falar do que aconteceu com Magnus após a sua morte e agora sua vida einherjir. Será que é possível salvar o mundo do Ragnarok mesmo morto?
Rick Riordan volta a sua excelência com este livro. Cheio de referência, acidez, piadas sem perder em nenhum momento o fio da meada. Sempre impecável. E não é um livro que só trata da morte de uma pessoa, trata de descobertas, de motivações, de sonhos. Eu não me lembrava de me divertir tanto com um personagem como com Magnus Chase.


5 - O Sobrinho do Mago, C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago é o primeiro livro da ordem cronológica dos sete de C. S. Lewis e vai narrar a construção de Nárnia. O Sobrinho do Mago trata de como Digory e Polly foram parar num universo "paralelo" e acompanharam de perto a construção da gloriosa Nárnia pelas patas do leão Aslam. 
O Sobrinho do Mago é o tipo de livro que você lê sorrindo do início ao fim. Aslam é um personagem extraordinário. Ele trás leveza e ferocidade ao mesmo tempo, a beleza e a engenhosidade. É algo lindo de se ler a criação de Nárnia, é brilhante.

6- O Hobbit, J. R. R. Tolkien

O Hobbit é uma obra-prima. Ponto. Bilbo Bolseiro é um hobbit (uma raça menor que os anões) e sem nem pensar em um dia poder se envolver em uma aventura é convocado pelo mago Gandalf a participar da jornada do anão Thorin Escudo de Carvalho e mais 12 anões. A jornada consistia em alcançar a lendária Montanha Cinzenta onde anos atrás os antepassados de Thorin reinavam, mas foi dominado pelo dragão Smaug.
Outro livro que não esconde o potencial infantil, mas sempre lança uma luz sobre nossa capacidade de sermos fortes quando nem nós acreditamos na nossa força e sermos insignificantes mesmo depois de grandes feitos. Ele confia na nossa capacidade de realização própria e nas nossas motivações e é sim um outro livro engenhoso, bonito e leve de para ser lido.

7- As Aventuras de Pi, Yann Martel

As Aventuras de Pi  parte da tragédia que acontece com a família de Piscine Molitor Patel, ou Pi. Donos de um zoológico, a família de Pi, devido a crise do governo da Indira Ghandi, resolve se mudar da Índia para o Canadá. No meio da Oceano Pacífico, ocorre o naufrágio do navio e Pi sobrevive ao lado de uma hiena, uma orangotango, uma zebra e o temível tigre de bengala Richard Parker.
Apesar de tratar de uma tragédia, como a dessa semana, em que só o Pi sobreviveu, o livro vai tratar da conexão do protagonista com a fé e com a esperança. Esse é sim um livro de sobrevivência, mas também vai tratar de outros assuntos que vão acalentar nossos corações como o proposto, mesmo que te dê vontade de chorar.

Espero que as indicações surtam algum efeito em vocês, essa é a intenção. Tratar do entretenimento e garantir que as pessoas se sintam um pouco melhores a cada dia, mesmo que nós apreciemos livros mais densos ou pesados. Afinal, a dor também vai embora com lágrimas, né?
Até a próxima segunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário