segunda-feira, 5 de setembro de 2016

The Night Of

Fiquei sem ar algumas vezes HBO. Obrigado!
The Night Of é uma série criminal/judicial escrita por Richard Price e Steen Zaillian e dirigida por Steven e James Marsh que contou a história de um paquistanês-americano que acabou de ingressar no prisional americano.
Nasir Khan é um universitário nerd de uma família tradicional paquistanesa que pretendia ir numa festa do time de basquete da faculdade. Quando seu amigo fura com ele, Naz age irresponsavelmente, pega o táxi compartilhado do pai e se perde pelas ruas de Manhattan. Já que o táxi está mostrando que está livre vários passageiros entram no carro e são expulsos até que uma bela jovem entra e o universitário não a tira do veículo. Horas depois, Naz está drogado e bêbado enquanto sua misteriosa passageira estava morta a facadas na cama em que transaram. Nasir foge atormentado deixando milhares de evidências que o ligam ao crime.
A série trabalha muito mais o sistema carcerário nos EUA que o caso criminal em si, o que deixa muito mais enervante. Temos na série um detetive que quer acabar tudo muito rápido, apesar do suposto criminoso não cooperar com uma confissão, advogados que querem acabar com o caso rápido porque não confiam no próprio cliente e uma promotora que quer também o fim do julgamento porque a imprensa está agindo como moscas atônitas em frente ao tribunal.
Nos primeiros capítulos, somos apresentados a um suspeito bonzinho que o espectador confia, apesar de ter mais prova contra que a favor, e um detetive e um advogado que foi difícil de engolir graças a essa maravilhosa direção e atuação daqueles atores. Riz Ahmed (Naz) é um ator de múltiplas faces, um olhar dele é capaz de segurar o mistério e deixar o espectador tremendo. Bill Camp, intérprete do detetive Dennis Box, consegue coordenar o evidente cansaço do personagem, mas reforça o desejo de saber a verdade, e esses dois lados vão pesando na balança. E John Turturro representa com brilhantismo o advogado de porta de cadeia John Stone que está em busca do caso da sua vida, mas vive uma vida tediosa e cheia de problemas pessoais e de saúde.
O elenco conta com a Jeannie Berlin e Amara Karan, como Dra. Helen Weiss e Chandra Kapoor, respectivamente. Jeannie passa todo amargor de determinação da promotora para o espectador de um modo que realmente gera dúvidas em quem assiste. Enquanto isso, Amara tem em mãos uma personagem que o extremo oposto de Helen. Chandra é uma advogada inciante que sempre garante que Naz é inocente e eu de fato amei Chandra.
Temos que aplaudir essa fotografia claustrofóbica que realçou um universo mais cinza, preto, cores opacas, sem brilho, que deixa esperando alguma luz que não vem.
O roteiro acerta em todos os sentidos. O universo judiciário é retratado com uma riqueza incrível de detalhes sem romantizar as cenas ou contexto. É tudo muito cru deixando "How to Get Away with Murder" parecer contos de fadas.
O ritmo é arrastado e lento propositalmente para nós sentirmos a agonia de tempo passando, a esperança acabando e nada se revolvendo.
The Night Of é uma série angustiante, mas maravilhosa. Tem um enredo sobre preconceito bem aprofundado juntando a isso às histórias de um sistema carcerário que realmente não vai devolver um indivíduo restaurado à sociedade e você só reclama do brasileiro e um tribunal que opta pela melhor história e não pela justiça no sentido próprio da palavra.
Não vá na série esperando CSI, o que menos importa aqui é quem matou a jovem. É uma série ótima para quem se interessa pelo mundo do Direito Penal e para quem ama ter uma pulga atrás da orelha e ter pequenas taquicardias. Eu amei!
Até segunda-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário