quarta-feira, 15 de julho de 2015

Xeque mate e o racismo

Olá moças e moços,
Como vocês devem saber o racismo é um dos maiores problemas do Brasil. Há pouco tempo a apresentadora do tempo, Maju, foi vítima de racismo, desta vez o pessoal que ganhou o superstar, a dupla Lucas e Orelha, foram os escolhidos. Esses foram só alguns casos, não foram os primeiros e com certeza não serão os últimos.
Porque não falar sobre 12 anos de Escravidão do Solomon Northup, um moço negro livre que foi sequestrado e passou uma dúzia de anos escravizado numa plantação de algodão e foi mantendo suas experiências num relato assustador e que vai te assombrar pela maneira como tratavam as pessoas, e pensar que Solomon foi um entre milhares e milhares de pessoas, não só nos Estados Unidos como no Brasil e outros países que viviam neste sistema colonial escravagista.
E olhe, estamos olhando para um passado que de certa forma é distante, mas se observamos um cenário mais recente como em A Resposta da Katheryn Stockett.  O livro se passa nos Estados Unidos na década 60 e também é uma história verídica. Nessa a jornalista Katheryn Stockett começa a entrevistar as empregadas domésticas negras de sua cidade, para mostrar o outro lado da moeda e tudo que elas fazem pelas famílias das suas patroas em troca de um baixo salário e muito, mas muito racismo.
[caption id="" align="aligncenter" width="403"]Cena do filme Histórias Cruzadas, a adaptação cinematográfica de A Resposta[/caption]
Ler ambas obras é um grande balde de água-fria, e são livros que te fazem relembrar o que é empatia ao ver como as pessoas eram, e muitas vezes ainda são tratadas.  E é isso que está faltando: empatia, tentar voltar para o Jardim de Infância quando a tia falava “respeite o coleguinha” ou “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”, e refletir quando for fazer um comentário, pensar em como o outro iria receber e eu gostaria de finalizar com a última indicação:
Xeque-Mate da Malorie Blackman, mostra uma sociedade ao contrário da nossa onde os brancos sofrem racismo, e os negros ganham todos os privilégios que a sociedade pode oferecer. Esse, de todos os que eu indiquei é o único fictício, porém é o que mais vai te chocar, e talvez até te convencer a não fazer comentários racistas na sua vida.
[caption id="" align="alignnone" width="850"]Série completa da Malorie Blackman[/caption]
Então moças e moços espero que vocês tenham gostado desse texto e das indicações, que por sinal tem adaptações cinematográficas, as duas primeiras foram as mais bem sucedidas chegando a serem indicadas ou a ganharem oscar e tiveram muita atenção da mídia, por conta do sucesso dos filmes, então é bem fácil encontrar numa livraria com a capa do filme mesmo. Até mais e obrigada pelos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário