quarta-feira, 29 de julho de 2015

5 dicas para sobreviver a lei do preço fixo dos livros

Olá moçes,
Como vão vocês? Bem como vocês sabem vamos ter uma lei que institui o preço fixo dos livros, limitando os descontos durante um ano após o lançamento. Bem, não é todo mundo que vai ter 40 reais para comprar um livro, quem dirá 80 ou 120 para comprar dois ou três. E por mais que essa lei possa dar uma ajudinha nas pequenas livrarias, sabemos que é mais uma relação de imposto do que de ajuda. Por tanto aqui vão as cinco dicas:


Dica número 1: Sebos

Os sebos são uma das maiores invenções da humanidade, para quem não conhece são lugares onde você pode comprar livros usados. E não fique pensando que só porque o livro é usado que ele é amassado, mofado e detonado de alguma maneira. Existem vários livros em estado tão bom quanto os das livrarias e o melhor é que são mais baratos, além de que você pode ter acesso a outras edições que podem estar fora de mercado de um livro ou de uma série.

A parte chata é que não é toda a cidade que tem sebos físicos, porém a internet está ai para ajudar. Existem alguns sebos online como o Estante Virtual, porém você não tem a garantia de que o livro vai chegar num estado tão bom até você. Pode estar escrito “usado” ou e o livro chegar todo rasgado, numa pesquisa, eu vi que tinha mais gente satisfeita do que insatisfeita com os produtos então já é um bom sinal.

Dica número 2: Grupos ou Páginas de Troca/Venda

Existem vários grupos no facebook e no skoob que trocam ou vendem livros. Inclusive o Skoob tem um serviço para trocas. Além de você conseguir ter um livro de forma mais barata, você ainda pode conhecer gente nova. Eu vou deixar aqui alguns links:

Grupo - Venda e Compra da livros  (Skoob) 
Grupo - Sebo Online (Facebook)
Página - Troca, Compra e Venda de Livros (Facebook)




Na imagem tá a ferramenta de trocar livros  sublinhada de vermelho.



Dica número 3: Bibliotecas

As bibliotecas salvam vidas, falo por experiência própria. Você pode dar uma conferida se tem alguma biblioteca pública na sua cidade, neste link. As bibliotecas públicas são boas porque são gratuitas a parte ruim é que elas podem estar uma situação decadente ou não ter um acervo muito bom. Existem algumas bibliotecas, em alguns cursos de línguas, com um acervo excelente e em outros idiomas, a parte chata é a taxa, que podem ser de dois reais ou a sessenta em alguns casos.



Dica número 4: Domínio público

O site domínio público oferece algumas obras literárias gratuitas disponíveis em pdf. São muitas? Nem tanto assim, tem mais clássicos ou estudo sobre as obras do que livros mais atuais. Porém, outros países tem serviços de domínio público que tem um acervo mais amplo e vale apena dar uma conferida. Nesse link tem uma lista dos que viraram domínio público esse ano.



Dica 5: Banque Liesel Meminguer(zoeira):


A protagonista de A Menina que Roubava Livros( um dos meus livros favoritos) pode te ajudar muito nessas épocas difíceis para leitura. Simples: Para que comprar se você pode roubar? Na neve, num incêndio enfim existem várias opções. 

"Quando a vida te roubar, as vezes você tem que roubar de volta"
Liesel ~Gangsta~ ~Rainha do Crime~








Nenhum comentário:

Postar um comentário