"As coisas que faço por amor" - Lannister, Jaime
Comecei a ler "O Festim dos Corvos", de George R. R. Martin, da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", e, para esquentar os tamborins até a resenha, eu vou contar eventos sore a saga mais-querida e odiada, a nossa novela das oito com sangue e cenas 18+.
Nesse primeiro post, eu vou falar de como o primeiro livro dessa saga é mais um Grande Prólogo e que esse livro conspira para um começo bem maior, bem triunfal.
Ou seja, alerta de spoiler está acionado, meus westerosi, para quem não eleu "A Guerra dos Tronos".
O evento que gira o segundo livro da saga é a preparação e explosão da Guerra dos Cinco Reis. E por quê?
George R. R. Martin nos cria um herói, aquele que vai salva Westeros das garras de Leão Dourado dos Lannister. Esse herói se chama Eddard Stark. Incrivelmente, Eddard, Senhor do Norte e de Winterfell, passa pelas etapas da jornada do herói.
Jon Arryn, Senhor do Ninho da Águia e Mão-do-Rei, está morto e uma comitiva real vinda do Sul se aproxima do gélido Norte ara um motivo que Ned Stark já rejeita de cara. Para aumentar as razões para o Lorde de Winterfell ficar, o filho Bran cai de uma das torres do castelo e entra em coma. Mas Catelyn recebeu uma carta da irmã e esposa de Jon Arryn na qual estava escrito que a esposa do Rei Robert Baratheon, Cersei Lannister, e seus vis familiares mataram a Mão-do-Rei.
A partir daí Ned não tem como recusar o chamado para a aventura. E com isso os personagens começam a se arranjar no mapa dos Sete Reinos. Lorde Stark combina que a sonhadora Sansa deve se casar com o intragável Joffrey Baratheon, o Herdeiro do Trono de Ferro, e Arya com o Príncipe Tommen, o segundo na linha de sucessão. Robb deveria ser o Stark em Winterfell e Catelyn deveria aconselhá-lo e cuidar de Bran e Rickon.
É no coma que Bran começa a sonhar com o corvo de três olhos, o que vai motivar a jornada do personagem nos livros seguintes.
Jon Snow filho bastardo de Eddard se junta ao tio Benjen e à Patrulha da Noite na Muralha. E a curiosidade leva Tyrion Lannister, o Duende, a acompanhá-los.
Para além do mar estreito Daenerys Targaryen é forçada a se casar com Khal Drogo, um poderoso líder dothrak, e ganha de presente de casamento três dragões, teoricamente, decorativos.
Nossos personagens se instalam nos lugares desejados quando Catelyn viaja sorrateiramente a Porto Real para relatar a tentativa de assassinato de Bran Stark e, na volta, encontra Tyrion numa taverna.
NInguém, em "A Guerra dos Tronos", está jogando de fato o jogo dos tronos além de Cersei e Ned. Até que Cersei lança a frase: "No jogo dos tronos, ou você ganha ou você morre, não existe meio termo.". Assim você entende que o jogo não é tão simples quanto o esperado e quando Rei Robert morre só existe um jeito... Lannister, Stark e Baratheon lutarem pelo Trono de Ferro, já que todos os filhos de Robert, são filhos de Cersei e Jaime Lannister.
Joffrey assume o Trono de Ferro e decapita Eddard, aquele que todos achavam que era o herói, por todas as etapas que ele passou. Robb não aceita o fato, os nortenhos o proclamam o Rei no Norte, e exige vingança, entrando numa guerra contra Tywin Lannister, Senhor do Rochedo Casterly e agora Mão do Rei.
Em contrapartida à campanha de independência de Lorde Robb Stark, Stannis e Renly Baratheon se auto-intitulam reis do Trono de Ferro, mas um está em Pedra do Dragão e o outro em Jardim de Cima.
Acrescentando aos 4 reis, Lorde Balon Greyjoy quer ter o substantivo Rei na frente do seu nome e monta sua ofensiva ao Norte do Gargalo.
Assim está pronta a Guerra dos Cinco Reis, o auge do Jogo dos Tronos.
Além disso, Sansa percebe que seu príncipe não passa de um sapo e que Cersei também não é a mais doce das mulheres, ou seja, Porto Real não é lugar para ela. Arya Stark consegue fugir da Torre da Mão a tempo e se camufla na Patrulha da Noite como Arry.
Daenerys vê seu marido morrer e seu khalasar se esfacelar, mas assim que seus três ovos chocam libertando Drogon, Rhaegal e Viseryon, Dany então se torna a Mãe dos Dragôes e A Não Queimada. Sua jornada será arranjar um exércitopara derrotar o Rei no Trono de Ferro.
No Norte, Bran acorda e descobre que deve correr atrás desse tal corvo. E Jon Snow percebe que os Outros são uma realidade... e os selvagens também.
Então você, que leu "A Fúria dos Reis", não acha que "A Guerra dos Tronos" é um Grande Prólogo? Comenta aqui embaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário