segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mhysa, Maela, Aelalla, Qathei, Tato - A Guerra da Fúria Atormentada

"Mãe", gritaram cem gargantas, mil, dez mil. "Mãe", cantaram, com os dedos afagando suas pernas enquanto voava através deles. "Mãe, Mãe, Mãe!" - "A Tormenta de Espadas", George R. R. Martin tremi nessa cena

Antes de começar o post, quero lembrar que está rolando promoção no blog. Vamos sortear aquilo tudo de marcadores mesmo.Só entrar nesse link e você vai direto pro post da promoção. As duas únicas coisas que você precisa fazer é:
- Preencher o formulário;
- E curtir a nossa página no Facebook.
Todos os links estão no post de domingo passado.

Alerta de spoiler sobre "As Crônicas de Gelo e Fogo" e "Game of Thrones".

A série "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, nunca negoy a força feminina de suas personagens. Mas hoje eu vim falar das Mães de Westeros. Nessa postagem vou focar em Catelyn Stark, Cersei Lannister e Daenerys Targaryen.
A humanidade que Martin imprime em cada componente do jogo dos tronos é louvável e, no papel de mãe, essa vitalidade é mais expressiva. As três figuras maternas citadas estão sempre em provação quanto "como jogar e cuidar dos filhos", uma discussão muito atual, mas que, hoje em dia, não tem a possibilidade de você morrer fazendo um dos dois. A Catelyn procura ir pro embate sem sua prole , enquanto Cersei joga com seus loirinhos e Daenerys se mostra paciente com as habilidades de seus dragões.
Catelyn é realmente uma das minhas personagens favoritas e a que está mais disposta a cuidar dos Stark até os últimos esforços. Já no começo do livro "A Guerra dos Tronos", ela evidencia que pode pernoitar por um filho, quando Bran é empurrado por Jaime de uma torre de Winterfell, e guarda cicatrizes de um dessas noites.
A Senhora Stark se propôs viajar por Westeros para ir em busca de justiça, tomou Tyrion cativo e, quando Ned Stark morreu, não conseguiu ficar longe do filho pimogênito Robb Stark para aconselhá-lo da melhor forma para mantê-lo vivo. Teve de aguentar ver Sansa prisioneira e prometida ao maldoso Joffrey e Arya sumida, sem poder proteger Bran e Rickon no Norte. Recebeu a notícia  que Winterfell ruíra e provavelmente seus dois filhos morrera.
E, quando viu os rumos conduzidos por Robb, resolveu ir até às últimas consequências, libertou Jaime Lannister e tentou de todas as formas consertar a história do casamento do Rei no Norte, mas acabou resultando no Casamento Vermelho. Estou ansiosíssimo para saber como a zumbi Cat Stark vai seguir nos próximos livros.

Do lado oposto ao de Catelyn Stark, Cersei Lannister tenta proteger seu trio, sendo capaz de fazer um leão rugir pelas crianças, sendo bem mais impetuosa, já que os Lannister sempre pagam as suas dívidas. No primeiro livro, por exemplo, Cersei ordenou que matassem a loba gigante de Sansa no lugar de Nymeria, porque a segunda atacou o, então, Príncipe Joffrey.
Apesar de ser a Rainha Regente e tentar manter o poder nas mãos de Joff, sofreu para minha alegria na mão de Tyrion, o Duende, quanto Mão do Rei, que conseguiu levar Myrcella para Dorne e manter Tommen como refém.
A personalidade ambiciosa de Cersei faz com que ela jogue fazendo seus filhos de peão, já que, como mulher, não é herdeira de Rochedo Casterly nem Rainha de Westeros. A Rainha Regente pode ser a mais desalmada das mulheres, mas como mãe a leoa dentro dela cresce e Tyrion pode atestar isso.
Para além do mar estreito, Daenerys se tornou a Mãe dos Dragões. Dany Targaryen trata seus dragões Drogon, Viseryon e Rhaegal como seus filhos que ela nunca poderá ter depois que a maegi Mirri Maz Duur a tornou infértil. A Nascida da Tormenta se arrisca se queimar na pira funerária de Khal Drogo para despertar os dragões e se tornar A Não Queimada.
À Daenerys Targaryen foram oferecidos quaisquer tipos de pagamento pelos belos dragões, mas a força materna dela é mais forte que qualquer dinheiro. Além do amor que ela sente por eles, os dragões são de utilidade de guerra.
"As Crônicas de Gelo e Fogo" mostra que, quando o assunto é "filhos", as mães se transformam em lobas, leoas e dragões. Qual das mães será a forte para aguentar até o final da saga? Contanto que a Rainha dos Espinhos continue afiada, que vença a mais forte!
Até segunda com mais um "A Guerra da Fúria Atormentada"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário