domingo, 14 de fevereiro de 2016

[OPINIÃO] Deadpool: crianças devem ou não assistir?

Olá Gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu ia falar sobre o filme que estreou na quinta-feira (11) do Tagarela Mercenário mais conhecido como DEADPOOL e eu daria a minha opinião sobre o filme sob a  perspectiva de alguém que até pouco tempo atrás não sabia sobre esse personagem ácido do Universo Marvel e que como toda boa NOOB foi pesquisar à respeito do mesmo antes de assistir ao filme. Até porque não dá pra assistir ao filme de algum personagem, sem pelo menos saber algo sobre ele não é mesmo?

Mas, o que me espantou de verdade com as primeiras notícias sobre o filme foi ver a falta de controle por parte das bilheterias de cinema sobre quem compra os ingressos. Ahhh Carol você vai bancar a chata agora? Sim, eu vou. Mas é pelos motivos certos. Como todos vocês sabem, antes de DEADPOOL estreiar houve uma discussão imensa na internet sobre a classificação etária do filme: 16 anos. E o fato dele ser dublado. Eu entendia alguns dos argumentos de pessoas que acompanham esse personagem através das HQ's e o medo que eles sentiam devido estes dois fatores: a classificação e a dublagem. Sinceramente, a dublagem do filme foi animal! Os dubladores mandaram muito bem, principalmente o cara que dublou o Deadpool, ele conseguiu passar nas suas falas toda a ironia e o sarcasmo da personagem e ficou muito bom. De verdade. E ao conteúdo do filme, pouquíssimas cenas foram censuradas e o filme manteve a sua essência: palavrões, sexo e muita, mais muita violência.

PEÇO DESCULPAS A TODOS, MAS AGORA PRECISO USAR PALAVRÃO.

Porém o que me deixou muito puta, foi o fato de não ver a bilheteria do cinema alertando aos pais sobre o conteúdo do filme. Porra, eu vi pré-adolescentes na minha sessão, crianças com seus 10/11 anos de idade indo assistir um filme com sexo explícito e violência. Mas ai vocês irão falar: Oh Ana, hoje em dia na TV as crianças também vê muito sexo e violência! Sim, concordo em gênero, número e grau, todavia não deveria ser algo naturalizado pela nossa sociedade e sim algo digno de ser repudiado. O que me deixa extremamente puta é ver e saber que existem cinemas que não alertam aos profissionais sobre o conteúdo dos filmes, vendem os ingressos aos pais que não se dispõe a pesquisar sobre a história do filme, levam seus filhos pensando em se tratar de um filme sobre "super-heroi" e no fim da sessão sair xingando tudo e a todos porque o conteúdo do filme eera "inadequado para menores de idade". PORRA! Primeiro que o filme tá classificado para MENORES DE 16 ANOS. Que só podem ver com a AUTORIZAÇÃO dos pais. Segundo que a própria acessoria de imprensa da FOX publicou um post em sua página do Facebook Oficial falando sobre a classificação etária e anunciando o conteúdo do filme e alertando aos pais para evitar de assistir o filme com crianças pequenas. Terceiro: porque diabos, os profissionais que trabalham nas bilheterias, antes de vender os ingressos, não alertam aos pais sobre o conteúdo do filme? 

Imagine a situação: Você leva seu filho(a) de 7/8 anos para o cinema porque a criança quer assistir o filme do heroi Deadpool. Como você pensou que era um filme de super-heroi "normal", nem se deu ao trabalho de pesquisar sobre o personagem do filme, apenas levou ele(a), comprou os ingressos e entrou na sessão. Pense na sua reação quando o filme inicia e você vê o tanto de palavrões são ditos, as cenas de sexo explícito e entre outras. Pense nas perguntas que o(a) seu(a) filho(a) irão fazer sobre o conteúdo. No fim de quem é a culpa? Da empresa que não informou aos seus funcionários para fazer o alerta aos pais sobre o conteúdo que eles encontrarão neste filme? Da produtora por fazer um filme tão politicamente incorreto e inadequado para crianças? Ou sua, por não pesquisar antes sobre o filme e a história do personagem, antes de levar algum criança para assistir, achando que irá encontrar aquele mesmo conteúdo tediante de filmes de super-herois?

Eu ainda não tenho uma opinião 100% formada sobre esta situação, estou ainda avaliando os fatos. Mas eu sei que, muitos pais saíram reclamando do filme e a FOX anunciou uma sequência. O meu medo é de que: quando esta sequência sair, que haja uma tentativa de boicote ao filme devido ao seu conteúdo politicamente incorreto. Cara, esse projeto demorou 16 anos. 16 FUCKING ANOS para sair do papel e tornar-se realidade. Eu ficaria muito, mais muito puta se a sequência do filme não chegasse no Brasil. O filme não pode ter aquele enredo foda, mas ele é engraçado. O personagem Deadpool é engraçado, chegando a beirar ao hilário devido a sua insanidade por tratar de vários assuntos. 

Enfim, eu sei que deveria falar sobre o filme e tudo mais, todavia eu não me vejo no direito de fazer uma resenha crítica sobre o filme, visto que eu apenas soube da existência deste personagem há pouco tempo, mas o filme me ajudou muito a conhecê-lo melhor. O que eu queria mesmo era desabafar sobre esta situação e perguntar a vocês, leitores amados e fãs do Mercenário Tagarela: O que vocês acham desta situação? Quem é o errado? Quem é o certo? Existe o certo ou o errado nessa história? E é nesse clima de reflexão que eu deixo vocês. Até a próxima semana e adiós.


7 comentários:

  1. Boa tarde! Muito legal ver um post sobre esse tema! Infelizmente não são muitos que dão a devida importância a isso, e concordo inteiramente com vc! Passei pelo mesmo - quando fui assistir tinha pais com filhos de 7, 8 anos saindo do filme com cara de bosta. Pra que né?? Fiquei tão chocada que fiz um vídeo com meu namorado sobre o filme, onde fazemos questão de alertar o pessoal sobre isso. Se quiser dar uma olhada... https://www.youtube.com/watch?v=vJ3-1H5Yn28

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana, primeiro obrigado por ter lido o meu post e comentado. Segundo eu também fiquei muito chocada quando eu vi crianças indo assistir esse filme e ao final da sessão pais reclamando sobre o conteúdo do filme por ser violento demais. POXA, É PRA SER VIOLENTO KKKK. Enfim, isso é uma questão bem complicada e precisa ser bem mais trabalhada com os pais. Espero que continue visitando o nosso blog e AHHH...A-D-O-R-E-I seu vídeo. ^^

    ResponderExcluir
  3. Não há nada de errado em o filme ser violento. Afinal, é um filme do Deadpool. Se não fosse assim, ficaria muito nada a ver com o personagem. E, desculpe, mas eu acho que a culpa é dos pais, sim. Mesmo que eles não soubessem nada sobre o personagem, deviam ter pensado no porquê da classificação ser para maiores de dezesseis.

    ResponderExcluir