segunda-feira, 24 de julho de 2017

7 Doses de Veneno

As coisas que faço por amor - LANNISTER, Jaime

Hoje é dia de falar dos nossos seres mais odiáveis e que nós mais amamos. Sem eles a história não teria charme, tensão, não teria acidez. Sem eles a história não existiria, na verdade, porque eles criam os obstáculos e atazanam os mocinhos. Eles são os vilões!
Nesse post eu falarei sobre os melhores vilões literários. E lista será um podium, por isso vai começar do 7 e decrescer.

7. Irina Spasky, The 39 Clues

The 39 Clues possui uma gama de vilões bem variadas, mas Irina era uma Lucian ex-espiã da KGB com uma melancolia reprimida. É a primeira vilão que trajava unhas com injeções venenosas que faria um arco de redenção que me fez ficar triste com seu fim.
A russa era a única vilã que debatia com os Kabra sem problemas. Tão afrontosa que salvou a vida os mocinhos Amy e Dan e pediu para acabarem com a psicopata da Isabel.


6. Shirley Mollison, Morte Súbita

Morte Súbita é uma ficção muito real. Então os vilões são muito reais. O sr. Howard é extremamente crível, mas era o vilão do tipo asqueroso, mas Shirley é a do tipo "faço tudo pela minha família".

Pior sogra, hipócrita, superprotetora, braço-direito do marido, ambiciosa e traída.Shirley é intragável defensora da moral e dos bons costumes e egocêntrica. Acha que é rainha do mundo, mas é muito bom ver no fim que ela tem um lado frágil e descobre que ela não consegue ser dona dos destinos ao seu redor.

5. Tywin Lannister, As Crônicas de Gelo e Fogo

A gente sabe que Tywin Lannister é aquele monstro mais odiável da história e que abriu um leque para outros vilões como o amedrontador Roose Bolton e o seu bastardo Ramsay.
Tywin é um gênio da estratégia, sempre tentando proteger o nome Lannister e o patrimônio Lannister. George Martin sabe descrever muito bem o pai dos gêmeos com uma glória e uma onipotência. Os olhos verdes com pontos dourados a postura, o jeito de tratar os filhos Cersei, Jaime e Tyrion. Tá no sangue Lannister a monstruosidade.

4. Voldemort (Tom Riddle), Harry Potter

JK Rowling notoriamente sabe construir personagens e eu já fiz post só sobre os vilões de Harry Potter. Mas para esse post eu precisava relembrar Voldemort.
A semelhança do vilão com o herói é que provoca o nosso medo. A construção da ideia das Horcruxes é apavorante. A criação de Tom Riddle é um exemplo de como criar um personagem. Além da figura monstruosa do perverso Lorde das Trevas.

3. Big Jim Rennie, Sob a Redoma

Vamos falar sobre um dos meus vilões e personagens favoritos da face da Terra? Big Jim Rennie, pode entrar.
Sob a Redoma foi o meu livro favorito durante muito tempo e um dos motivos é o terceiro vereador Big Jim. Na realidade limite de Chester's Mill, Big Jim encontra um meio de se tornar um ditador perfeito. Dentro de toda sua carapaça de protetor dos vizinhos, se esconde a erva daninha que destruiu família, amigos e aliados.

2. Dolores Umbridge, Harry Potter

Não, ela não pode ficar fora dessa lista. E, sim, ela tem que ganhar a medalha de prata: a doce torturadora de adolescentes Umbridge.
O critério para colocá-la aqui foi: ela é uma monstra pior que Voldemort e em formato de cupcake humano. A forma fofa que ela carrega não esconde a crueldade dela porque ela não faz questão de esconder suas opiniões sobre tudo.
Em nenhum momento existe compaixão por ela, pela história dela, ela é apenas uma preconceituosa. O pior da personagem é que ela é extremamente crível. Dolores Umbridge existe. Enquanto Voldemort existiu, ela existe. Ela está por aí no seu almoço de domingo, ela está no seu Facebook, ela está no seu trabalho.


1. Presidente Snow, Jogos Vorazes

Quando eu decidi fazer um post sobre meus vilões favoritos só veio Corionalus Snow na cabeça até montar a estrutura. Por que o presidente de Panem? O ditador inabalável também não é desses que escondem seus objetivos e faz tudo tão às claras que ele tem um pacto de sinceridade com a heroína Katniss Everdeen.

Mesmo que a história seja passado em primeira pessoa, a gente consegue ver todo panorama psicológico do vilão. A escalada da sua posse foi maravilhosamente narrada por Finnick Odair. Tirando o fato que ele exalava cheiro de rosas e sangue que tanto apavorou a nossa arqueira favorita.
Vamos lembrar que ele também amava a netinha. A sinceridade é tudo na relação Snow-Catnip. Enquanto Harry e Voldemort eram ligados pela semelhança, Katniss e Snow tinham uma ligação tóxica de medo e cumplicidade. E que vilão que você conhece morreu rindo?

A ideia é em breve é falar do vilão queridinho do povo, Darth Vader. Então fiquem esperando que vai sair.
Qual a sua lista de vilões? Conta aqui embaixo, por favor!
Até segunda, meus leitores favoritos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário