quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Apresentação e Resenha de escuridão total...




      Aee Galera cheguei... Para quem não me conhece eu sou a Giuli, estarei escrevendo para o blog toda quinta. Espero que vocês curtam. Eu amo ler, principalmente terror, fantasia e sci-fi. Então é sobre o que vou escrever na maioria das vezes. Para próxima semana vou responder uma Tag (que ainda não escolhi) para vocês me conhecerem melhor :) 


 Escuridão total sem estrelas

Autor: Stephen King
Tradução: Viviane Diniz
Ano:2015
Páginas: 390
Editora: Suma de Letras

Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes. 


"Escuridão total sem estrelas" é uma leitura poderosa, que mostra o lado mais impiedoso e forte da escrita de Stephen King. Lançado esse ano pela Suma de Letras se tornou mais um sucesso do já renomado mestre do horror.
            É um livro composto de quatro contos, e cada um deles fala do lado mais sombrio que um ser humano pode alcançar. É perturbador e cada um dos contos nos faz refletir, nos faz pensar em qual escuridão podemos estar e se algum dia seríamos capazes de fazer algo ruim para outra pessoa em beneficio próprio. O mais assustador nesse livro é o fato de que todas as histórias são tão bem contadas que parecem realmente possíveis o que, aliás, é uma forte característica da escrita de King, nos fazer pensar que suas histórias, por mais surreais que sejam, possam realmente ter acontecido.
 O primeiro conto, "1922", conta a história de Wilfred e sua esposa Arlette  e o filho deles Hank. Wilfred é um homem que ama a vida rural, ele gosta da rotina, de alimentar vacas e plantar, gosta de estar em contato com a terra, mas acontece algo que muda sua vida, sua mulher Arlette recebe uma herança de cem acres de terra o que para Wilfred é uma noticia fantástica. Ele vê ai uma oportunidade de aumentar suas terras. Mas para Arlette é uma chance de escapar dessa vida que ela tanto odeia. Nesse conflito surge o lado mais sombrio de Wilfred e ele se vê preso a uma escolha: as terras ou a mulher. O conto é narrado pelo próprio Wilfred, ele tenta exorcizar seus próprios demônios através dessa pequena confissão, uma história que fala de ganância, egoísmo, violência e crime, todas entrelaçadas em uma trama perfeita e com um ritmo intenso.
"O Gigante do Volante" é um conto que nos coloca na história de Tess, uma escritora que publicou alguns livros de suspense, e agora vive de pequenas palestras remuneradas. Após participar de uma dessas palestras, Tess sofre um acidente e, ao buscar ajuda em uma espécie de loja abandonada, é estuprada, milagrosamente ela sobrevive ao estupro e consegue fugir, então decide se voltar contra seu agressor e começa sua caçada. Ela ouve vozes em sua cabeça e muitas vezes fala sozinha, mas esse episódio faz surgir em Tess uma mulher que ela mesma não conhecia, e então ela encontra forças para buscar sua vingança. E não é um clichê de mulher violentada como na maioria dos filmes que vemos, é uma história envolvente com um final de arrepiar.
Já em "Extensão Justa" temos David Streeter, um homem comum que nunca teve muitas coisas na vida e agora tem câncer terminal. É pensando nessas injustiças que a vida tem, que ele encontra um estranho vendedor no caminho para sua casa. O vendedor oferece a David uma troca, ele pode ter tudo o que sempre quis e se livrar do câncer e tudo o que precisa fazer é dizer ao homem o nome da pessoa que mais odeia. Esse conto foi o que mais mexeu comigo, porque mostra o que o ser humano é capaz de fazer para conseguir aquilo que quer, e me fez pensar em como é assustador o mundo estar cheio de pessoas assim.
"Um bom casamento" conta a história de Darcy Anderson, uma mulher que pensa que tem um casamento perfeito até encontrar uma pequena caixa em seu porão. E, de repente, ela se dá conta de que nunca conheceu realmente seu marido, o que deixa Darcy perdida no começo. Ela não sabe o que fazer, parece não ter escolha a não ser aceitar o que descobriu e continuar vivendo como se não tivesse visto nada, mas conforme ela vai se acalmando descobre o que precisa fazer.
Escuridão total sem estrelas é envolvente e rápido de ler, um livro para acabar em uma sentada só, quem não leu ainda não sabe o que está perdendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário