segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sob Pressão

Oh, Deus!
Dai-me força e coragem
Juro que não é miragem
O que existe em mim
A cada dia que passa
A tristeza me abraça
Está chegando o meu fim - Seu Antenor, Sob Pressão

Hoje é o dia de falar sobre o tiro que foi o primeiro episódio da nova série da Rede Globo, Sob Pressão. O esquema vai ser o mesmo que fiz com Supermax, falar do primeiro episódio e depois falar da série inteira, até porque eu não posso recomendar uma série que já acabou.
A série médica Sob Pressão é uma co-produção Globo e Conspiração Filmes que retrata a realidade de um hospital público carioca, porém pode representar facilmente o estado caótico dos hospitais brasileiros. A história é protagonizada por Dr. Evandro (Julio Andrade), cirurgião-chefe, e por Dra. Carolina (Marjorie Estiano), cirurgiã vascular.
A história conta com casos diários, mas também trazem a bagagem de cada personagem. Nesse primeiro episódio, os casos são um atropelamento de um grávida, o entalamento de uma criança e o câncer de laringe do seu Antenor. Os casos são mais profundos do que parece ser e mostram tanto a realidade da saúde como mostram a realidade da periferia brasileira e toda a nossa miséria.
Em cena, Julio Andrade traz uma densidade à trama junto com seu ceticismo, gana e sofrimento que faz você notar que não está assistindo uma série médica qualquer. Já Marjorie Estiano nos presenteia com leveza, com luz, mesmo sendo uma personagem que vive aquela realidade extremamente difícil e tumultuada. A dra. Carolina é aquela pessoa que vai reconfortar seu coração mesmo estando com o destino do mundo nas suas costas.
O elenco também conta com Stepan Necerssian, como o diretor do hospital; Bruno Garcia, como clínico-geral; Tatsu Carvalho, como neurocirurgião; Orã Figueiredo, como anestesista e alívio cômico; Pablo Sanábio, como residente; Heloísa Jorge, como enfermeira, e Talita Castro, como técnica de enfermagem. A equipe funciona para começo de série e é impactante ver como funciona.

A fotografia de Sob Pressão é, no mínimo, opressora. É escura, acinzentada. Dá para sentir que o clima ali não é confortável. As cenas geralmente contam com corredores lotados de maca, pacientes pedindo ajuda, as imagens de santos e anjos contribuem para um ambiente meio gótico.
Sob Pressão já começa como uma série tensa, claustrofóbica, mas você não quer largar porque você tem que saber se a grávida vai sobreviver, se o bebê vai sobreviver... Você já sofre por seus heróis por causa de todas as situações extremas pela qual eles passam.
A série é e será dirigida por Andrucha Waddington e Mini Kerti. Andrucha esteve na direção do filme homônimo de outubro de 2016. A criação foi de Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes. O roteiro é assinado por Jorge Furtado, mas também está na equipe Lucas Paraizo, Antonio Prata e Marcio Alemão.
Vamos aguardar o que vem por aí. Assistam Sob Pressão às 22:30 de terça na Globo depois da novela. Sei que é o dia do MasterChef, mas faz um esforço, por favor.
Até semana que vem!

4 comentários: