segunda-feira, 4 de julho de 2016

Primeiras Impressões de "Cat Among the Pigeons"

Never had her school been more popular, more assured of success. Meadowbank was at its zenith - Cat Among the Pigeons
Yes, my people, eu estou lendo em inglês. E é sobre isso e umas coisinhas a mais que eu vim falar. Não é uma resenha, só para começar! Eu estou na página 112 de 292, logo, o que vamos ver por aqui são minhas primeiras impressões sobre o livro.
Para quem não conhece, Cat Among the Pigeons é de Agatha Christie e foi escrito em 1959. Para o Brasil a tradução foi literal do título, então,  você vai encontrar por aqui como Um Gatos entre os Pombos e, como Agatha é a Rainha do Crime, deve ser possível encontrar em várias edições, inclusive em PDF.
Assim como em A Mansão Hollow, de 1946, Agatha Christie começa a história pelo cenário e pela vida dos suspeitos e possíveis vítimas. A narrativa vai começar nas voltas às aulas do internato feminino Meadowbank School, mostrando as professoras novas e antigas, novos funcionários e os novas e antigas alunas, além de seus excêntricos pais da nata britânica.
Meadowbank não é uma escola comum e esse claramente era o objetivode Miss Bulstrode quando a fundou. Além de ensinar as matérias que as escolas tinham que ensinar, as alunas aprendiam a como se portar na sociedade inglesa da primeira metade do século XX, além de aprender o francês e o alemão.
E isso é a primeira coisa muito interessante da história. A escola de Miss Bulstrode carrega o choque de gerações e de culturas que deixaria a sociedade da época louca, como deixa a personagem Miss Johnson. Estamos em um colégio que cria garotas para serem ladies, mas nem todas as culturas pregam isso e nem todas as meninas querem isso, e talvez nem a própria diretora queira mais. Dull.
Além de dizer o funcionamento da escola, o narrador lança uma luz sobre Ramat, uma monarquia do Oriente Médio que acabou de sofrer uma troca de chefes de Estado e o atual líder, Príncipe Ali Yusuf, não agradou o povo com sua generosidade (o principal diálogo desse homem é maravilhoso) e está a ponto de levar um golpe. Vendo seu triste futuro chegando ele arquiteta um plano de fuga com seu melhor amigo e inglês Bob Rawlinson. Bob deveria sumir com todos os diamantes da família Yusuf e levá-los para a Inglaterra de um jeito não óbvio.
Na fuga, os dois morrem, mas os diamantes não estavam nos destroços do avião. A possibilidade é que a prima de Ali ou com irmã de Bob, Joan Sutlciffe. A filha de Joan e a prima de Ali acabam de ser matriculadas para esse novo ano letivo em Meadowbank School. E os olhos dos poderosos de Ramat e da Inglaterra se voltam para o famoso colégio interno. E temos a trama. A caçada pelos diamantes de Ali Yusuf que foram perdidos e possivelmente causaram a morte de de alguém em Meadowbank.
O enredo está tomando um ritmo muito bom, mesmo sendo o meu primeiro livro em inglês e mesmo o inglês sendo  de 1959. Então daqui a algumas semanas eu venho atualizar a minha jornada literária que eu estou gostando. Por isso eu quero convocar vocês, meus leitores, a continuarem lendo comigo, seja em inglês, seja em português. Só quero que seguremos os forninhos juntos.
See you next Monday!

Nenhum comentário:

Postar um comentário