terça-feira, 7 de novembro de 2017

Resenha da "E não sobrou nenhum"

Dez soldadinhos saem para jantar
a fome os move
um engasgou e então sobraram nove - E não sobrou nenhum, pág. 49

O primeiro livro da Bienal 2017 lido e terceiro da Agatha Christie que eu leio e a Rainha do Crime não decepciona a nenhum momento. Esse livro assume a postura de thriller em vez de policial. Vamos falar de uma das obras mais elogiadas da autora e que teve até série da BBC e a 3ª temporada de How to get away with Murder baseadas nela.
Nesse livro, dez pessoas são convocadas por um tal Mr. Owen a ir passar as férias na Ilha do Soldado. Todos com os segredos bem guardados, mas que Owen traçou  um plano muito inquietante para revelá-los. Quando os primeiros mortos começam a cair, a tensão começa a surgir. Será que tem mais alguém na Ilha ou tem um assassino entre os convidados.
Agatha Christie segue a estratégia de construir todas as vítimas e suspeitos nesse livro de uma forma muito impressionante. Como, na história, não há detetive, tudo fica a cargo de quem está inserido no suspense e o próprio leitor não sabe como se portar dentro da história contada. Acho maravilhoso como ela usa o pensamento dos personagens para confundir mais ainda quem lê.
Sobre eu como detetive. Falhei tanto porque eu realmente não fazia ideia de quem seria. Eu acertei quem seria o último personagem de pé, mas isso era torcida mesmo e não pensamento racional. O grande vilão não era um grande mistéiro, mas o jeito que Agatha Christie enreda a cantiga infantil com os assassinatos deixa tudo mais mórbido e inevitável.
A Rainha do Crime tem a capacidade de criar os crimes com muita inteligência. Por mais óbvios ou misteriosos que sejam os assassinos que ela inventa. a encenação do crime é sempre uma surpresa. Sempre o "por quê?" e o "como?" me atraem mas do que o "quem?". Por isso ela cria sempre essa atmosfera de quem será a próxima vítima e muita tensão.

Eu não sei o que dizer do ritmo. O texto já tem 399 páginas, mas as mortes acontecem muito freneticamente. Dá pouco tempo para você pensar onde estavam as pessoas na hora de cada morte, deixando passar algumas informações.
Esse livro rendeu a série And then there were none e também a terceira temporada de How to get away with Murder. Vocês devem lembrar que a ideia era saber quem morreu na "Noite" e a cada momento a gente descobria um vivo. A parte mais interessante da temporada é que ela segue a mesma linha de suspense dos soldadinhos. Inclusive a solução.

Mais um romance de Agatha Christie para vocês. Frenético, tenso, sedutor, angustiante. Será que você é a próxima vítima de Mr. Owen?

Nenhum comentário:

Postar um comentário