segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Amizade, uma das deusas mais lindas

We've come way from where we began
Oh I'll tell you all about it when I see you again - See you again

Nos últimos ou semanas, tenho pensado sobre amizade. Ao fazer a lista de convidados para o meu aniversário que foi no último sábado eu reparei que tenho amigos indispensáveis.
Na Literatura, conhecemos diversos personagens inseparáveis, tipo, Percy, Annabeth e Grover, criados por Rick Riordan, ou Gale e Katniss, criado por Suzanne Collins. São uniões memoráveis e apaixonantes.
Quando penso nos meus amigos, percebo que os amo de verdade. Quando ouvi e li a letra de "See you again", cantada por Wiz Khalifa e Charlie Puth em homenagem a Paul Walker, ator de "Velozes e Furiosos", eu me deprimi num grau... Não conseguiria aceitar não ter um amigo ao meu lado, ou ao alcance das mensagens do WhatsApp ou ao alcance da minha voz no telefone.
Sou tímido e não sou desses de escrever ou falar belas e reconfortantes palavras aos meus amigos, mas sempre estive ali par ao carinho, o beijo e o abraço, sendo amigo e com orgulho deles. Até hoje não sei como angariei tantos companheiros de estrada, mas notei que todos os abraços eram reais, não que duvidasse que seriam.
Todas as minha amizades vem do ambiente escolar e dos cursos. O estranho e maravilhoso dessas alianças é a regularidade dos encontros. 5 dias por semana. Longas doses de amor. Na formatura, quando eu percebi que aquela rotina havia acabado eu tive que chorar.

Na hora que a gente menos espera
No fim do túnel aparece uma luz
A luz de uma amizade sincera
Para ajudar carregar essa cruz [...]
Eu não teria chegado sozinho
A lugar nenhum se não fosse você - Quando a gira girou

Falar de amizade também evoca a sensação de ligações impossíveis. Para existência delas, só é necessário algo em comum, até um suco Kapo basta para uma aproximação inabalável, digo por experiência própria.

There was a time, I met a girl of different king
We ruled the world, thought I'll never lose her out of sight
We were so young, I think of her now and then
I stil hear the songs, reminding me of my friends - Don't worry, child


Além dos amigos que encontro fisicamente, não posso deixar de falar das associações que fizeram o blog surgir. Assim que virou meia-noite, o nome do nosso grupo no WhatsApp ficou em minha homenagem. Não sei qual a força suprema que faz os laços serem criados, mas sei que pode superar laços sanguíneos, supera o contato físico.
Acho que a Amizade é uma entidade que tem o poder de unir pessoas diferentes, como aluno e professor, nordestino e com sulistas, cariocas e paulistas, empregados e patrões, e provocar amor sem pretensão. A Amizade brinca com a nossa memória, não esqueço o que passei com meus amigos  principalmente as vezes que fui quase atropelado. E acho que a Amizade me fez escrever esse texto, para fazer com que não sejam palavras ao vento, avulsas.
Sintam-se abraçados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário