segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resenha de "As Aventuras de Pi"

Eu ia postar essa resenha semana passada, mas eu achei que o tema tivesse a ver mais com essa: semana do Natal - uma data que reflete fé, embora você e eu acredite que é uma data capitalista.
Além da resenha, no fim desse post eu vou colocar os meus escolhidos com melhores do ano que eu li, e vocês façam suas apostas! Semana que vem vou anunciar os verdadeiros campeões!

O que você faria se você ficasse num salva-vidas com um tigre-de-bengala, uma hiena, uma orangotango-fêmea e uma zebra? Antes que isso aconteça com você, leia "As Aventuras (ou "A Vida") de Pi", de Yann Martel.
Piscine Molitor Patel é um jovem indiano que acredita em três religiões: Hinduísmo, Cristianismo e Islamismo. Mas, quando sua família resolve sair da Índia durante a crise e ir para Winnipeg, Canadá, e no meio do Pacífico acabar naufragando, Pi se sente ignorado por Deus e pelos deuses. As coisas pioram quando ele descobre que suas companhia seria uma hiena insaciável, uma zebra ferida, uma orangotango que acabou de perder os filhos, e um tigre-de-bengala jovem, além de a tristeza de não ter mais a sua família que acabara de afundar inteira com o navio.
O livro conta de como Pi cresceu num zoológico e acabou náufrago no meio do Pacífico e como ele sobreviveu. Como a história é contada em partes, a primeira parte vai falar sobre a infância, os animais do zoológico e seu contato com a fé divina. A partir desse momento a paixão começa! Por a narrativa ser em primeira pessoa, a introspecção provoca atinge o leitor  de modo que faça-o pensar na forma divina, pensar em religião.
Se Pi Patel promete te reconectar com Deus, eu acho que deu certo. Até mesmo acreditando em tantos deuses, nenhum parecia ouví-lo, mas sabia que Deus estava olhando por ele e dentro do seu coração ainda havia amor.
Na segunda parte, temos a história de sobrevivência. É incrível como uma história sem diálogos me movesse tanto a ler. Num livro em que a maior parte do tempo conta com dois personagens, sendo que um não fala,eu esperava um texto lento e monótono, mas eu tinha uma motivação ímpar para terminar.
Yann Martel escreveu algo que vai durar. Como ele diz na sua nota, ele escreveu um livro com a magia necessária para tudo prender o leitor. Eu já tinha adorado o filme, agora com o livro o Pi virou um ícone que provavelmente vai ficar na minha mente e no coração para sempre.
O incrível desse livro é que ele te dá esperanças e, ao mesmo tempo, a tira. Existe um capítulo de duas linhas nesse livro que me deixou derrubado. Eu não chorei mas fiquei muito mexido.
Espero que leiam "As Aventuras de Pi" com todo carinho com o qual eu li. Se já leram deixem o seu comentário. Até segunda!

Melhores do Ano (por mim):



Melhor Personagem Feminino:

- Krystal Weedon - MORTE SÚBITA
- Shamira - A BATALHA DO APOCALIPSE
- Judra - O ENCANTADOR DE FLECHAS

Melhor Personagem Masculino:

- Ablon - A BATALHA DO APOCALIPSE
- Cormoran Strike - O BICHO-DA-SEDA
- Pi Patel - AS AVENTURAS DE PI

Melhor Personagem Coadjuvante Feminino:

- Robin Ellacott - O BICHO-DA-SEDA
- Judra - O ENCANTADOR DE FLECHAS
- Lady Angkatell - A MANSÃO HOLLOW

Melhor Personagem Coadjuvante Masculino:

- Coronel - QUEM É VOCÊ, ALASCA?
- Damon Julian - SONHO FEBRIL
- Sancho Pança - O ENGENHOSO DOM QUIXOTE DA MANCHA

Melhor Universo:

- OASIS - JOGADOR N1
- Rio Mississippi - SONHO FEBRIL
- Oceano Pacífico - AS AVENTURAS DE PI

Melhor Capa:

- Jogador N1
- Caçadores de Bruxas
- Cemitérios de Dragões

Melhor Livro:

- Morte Súbita
- Sonho Febril
- As Aventuras de Pi

AND THE OSCAR GOES TO... Só semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário