segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Melhores do Meu 2015

Hoje é dia do tapete vermelho no Sete Doses. Com 2015 dando adeus, é hora de fazer o balanço geral do ano. Neste ano que acaba quinta-feira, nasceu o Sete Doses Literárias dia 10 de março de um encontro inesperado e maravilhoso.
No balanço geral: O autor que eu mais li foi Raphael Draccon que totalizou três livros. Esse ano teve a Bienal e nós comentamos aqui o que rolou por lá. Li também muitos livros brasileiros: "Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas", "Por que Indiana, João?", "A Batalha do Apocalise", "Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio", "Legado Ranger I - Cemitérios de Dragões", "Supernova - O Encantador de Flechas" e "Legado Ranger II - Cidades de Dragões"; e descobri que tenho os meu ídolos brasileiros também.
Neste ano encontrei o thriller/terror. Foram lidos esse ano "A Outra Face", "Resident Evil - A Conspiração Umbrella" e "Sonho Febril". Além disso, algumas investigações foram resolvidas em "A Outra Face" (novamente citado), "O Bicho-da-Seda", "Objetos Cortantes", "Joyland" e "A Mansão Hollow".
Me decepcionei com "Quem é você, Alasca?", mas "Por que Indiana, João?", "Morte Súbita" e "As Aventuras de Pi", me mostraram que é sempre bom ler uma ficção pé-no-chão. Também fui do distópico "Jogador Nº 1", Ernest Cline, até o classicíssimo "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote da Mancha", de Miguel de Cervantes. 2015 foi um ótimo ano literário!
Mas quem será que eu escolhi como os melhores desse meu ano? Que rufem o tambores e que soem os clarins!

Melhor Capa

Eu tinha indicado as capas de "Jogador Nº1", "Caçadores de Bruxas" (a nova edição) e "Cemitérios de Dragões" (as fotos estão linkadas ;)
E a melhor capa que eu escolhi foi a de "Caçadores de Bruxas", livro de Raphael Draccon, com as ilustrações de Marc Simonetti, que fez as capas de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, e "As Crônicas do Matador do Rei", de Patrick Rothfuss. Acho que o capa não merece palmas, merece o Tocantins inteiro!

Melhor Personagem Coadjuvante Feminino

Na disputa estavam essas moças que brilham na minha estante: Robin Ellacott, de "O Bicho-da-Seda", Judra, de "O Encantador de Flechas", e Lady Angkatell, de "A Mansão Hollow".
Eu amo duas dessas indicadas, mas o prêmio vai só pra uma das três. E essa é a Judra, de "O Encatador de Flechas". O arco que Renan Carvalho criou para ela foi incrível e muito cativante, o que a tornou merecedora do prêmio. Muito bem construída. E como não sabia se ela era protagonista ou não, ela tá disputando Melhor Personagem Feminino também.

Melhor Personagem Coadjuvante Masculino

Quem são esses aí? Coronel, de "Quem é Você, Alasca?", Damon Julian, de "Sonho Febril", e Sancho Pança, de "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote da Mancha".
Mas, Matheus, Quem é Você, Alasca? não é ruim como você diz? O que o Coronel tá fazendo aí?
Coronel foi o personagem que melhorou o livro. Mas eu continuo odiando ele.
ENFIM... O vencedor é sem dúvida Sancho Pança. Miguel de Cervantes que transborda alma e presença no livro. Como eu só li o primeiro livro esse ano, no final de 2016 é possível que esse gordinho apareça de novo. Sancho é um personagem memorável e não deveria deixar de ser consagrado pela minha escolha. Aqueles que se acham importantes

Melhor Personagem Feminino

As três indicadas provaram que eram "mais macho que muito homem", como dizia Rita Lee em "Pagu". Krystal Weedon, de "Morte Súbita", Shamira, de "A Batalha do Apocalipse" e Judra, de "O Encatador de Flechas", aprenderam a sambar direitinho.
Todas essas eu amei! Mas Krystal Weedon merece esse prêmio por tudo que JK Rowling construiu ao redor dela. A Krystal era autodestrutiva, mas via alguma luz no fim do túnel. Ela tinha algum amor no coração, não era frágil quando ela tendia a ter de ser mais. A resistência dela me cativou, a história bem "Good girl gone bad", como Rihanna e Rowling disseram. Aplausos!

Melhor Personagem Masculino

Os meus indicados foram: Ablon, de "A Batalha do Apocalipse", Cormoran Strike, de "O Bicho-da-Seda", e Pi, de "As Aventuras de Pi".
Pelos feelings com os quais eu falei dele na última resenha, eu acho que já sabem quem é que escolhi... Piscine Molitor Patel! Com o discurso do coração, a gente consegue pegar do início ao fim a evolução do personagem, o desenvolvimento a ligação que ele tem com o divino... O fato de ser um narrador ajuda a mostrar mais dele e isso só o ajudou a alcançar o posto de melhor do ano.

Melhor Universo

Eis que se erguem castelos, cidades, barcos, civilizações, climas, relevos, Enfim os Universos! E esse ano eu tive contato com OASIS, de "Jogador Nº1", o Rio Mississippi, de "Sonho Febril" e o Oceano Pacífico, de "As Aventuras de Pi"
Apesar de o OASIS ser o único lugar fictício da lista, o grande vencedor é o Rio Mississippi. Não preciso falar nada... Fiquem com essa descrição perfeita de George R. R. Martin.
"E, conforme o sol descia, a água barrenta ia assumindo um tom avermelhado, um tom que ficava mais intenso, espalhando-se e escurecendo até dar a impressão de o Fevre Dream se movia por um ria de sangue. Então o sol sumiu por trás das árvores e das nuvens, aos poucos o sangue escureceu, ficando marrom como sangue seco, e, por fim, preto como um túmulo."

Melhor Livro

O momento mais esperado do dia... O MELHOR LIVROOOOO! Eu selecionei três e esses foram: "Morte Súbita", de JK Rowling, "Sonho Febril", de George R. R. Martin, e "As Aventuras de Pi", Yann Martel.
O melhor livro lido em 2015 foi... Essa hora que sobe o arrepio... "Morte Súbita", de JK Rowling. A narrativa que Rowling criou chega a te deixar embasbacado com a sua capacidade. Ela construiu uma narrativa desesperançosa e com uns bons tapas na cara. E acho que ela concluiu o ano dela muito bem. Então podem considerá-la a melhor autora do meu ano, porque ela foi maravilhosa em "O Bicho-da-Seda" também e ela merece tudo de bom para em 2016.

Então é isso pessoa. Um axé pra quem é de axé! Um amém pra quem é de amém! Que 2016 não seja um ano de promessas inconclusas. Que mais pessoas leiam, e que eu ajude vocês a lerem mais. Se mais de 2700 visualizações já passaram por esse blog... Eu quero acreditar que nós levamos 2700 pessoas a se aprofundar no mundo literário.
Feliz Ano Novo e que 2016 seja bem melhor. Mais doses de literatura pra você!
Até segunda! Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário