segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Proibido? Negado? Livros e Idade

Semana passada, a Ana falou sobre classificação indicativa no cinema, mas mais voltado para o lado organizacional do cinema e a consciência, ler. Hoje eu vou falar de livros e existe uma discussão tão gigantesca  por trás disso, do ato  de impedir a leitura de alguém.
 
O ato de ler, ouvir e ver alguma mídia  parte da maturidade de cada um. A censura  que eu considero mais sensata  é a da televisão. Antes de qualquer programação, vem a idade mínima  recomendado junto com uma moça fazendo LIBRAS e cabe aos pais permitir que o filho veja, ou não, aquele tipo de programa e, em caso de TV por  assinatura, o assinante consegue colocar senha para bloquear certos programas.
Aí vem o livro, que raramente você vê uma classificação etária, e se depara com garotas de 13 anos lendo "Cinquenta Tons de Cinza", que é taxado  como  livro erótico e percebe que algo  ali está errado. Enquanto eu pesquisava sobre o assunto, eu vi que a serie literária  de "The Walking Dead" e o livro "Belle" foram distribuídos com  a faixa etária de 18 anos. A primeira deve ser pela extrema violência e o segundo pela presença de prostituição, drogas e todo submundo londrino jo início do séc.XIX (se não me engano). Mas óbvio que pede sua  identidade quando você  compra um livro.
Atualmente usamos a faixa etária para designar gêneros. Então encontramos livros Infantis, Infanto-juvenis, Juvenis, Jovens-adultos (YA) e o resto. Apesar desses gêneros "pré-definidos", há pouco tempo nos deparamos com a polêmica dos YA explícitos em todos os sentidos. Em "Quem é você, Alasca?", eu realmente fiquei "boquiaberto" com o conteúdo. Cigarros e bebidas alcoólicas são o que mais cercam a trama.
E aí chegamos à pergunta: O quão criança você é pra ler um infantil? Ou maduro o suficiente para ler um livro como "Belle"?
Isso é o que torna a classificação etária de um livro tão difícil. Eu não impediria um garoto de 13 anos de ler Dan Brown. Mas fico receoso de sugerir "As Crônicas de Gelo e Fogo" para uma garota de 15, embora eu tenha lido com essa idade ou com 14. Enquanto eu imagino que "Percy Jackson" seja para todas as idades, ninguém velho demais ou novo demais para ele.
Como seu pai provavelmente não vai ler um livro antes de você e te proibir, ou não, pedir recomendação na livraria é sempre bom, eles com certeza vão saber adequar a seu gosto a sua idade, pelo menos muitos deles.
Livros são bons, restringir o acesso a eles é ruim. Mas imagino que seria bom ter uma classificação indicativa parecida com a televisiva, na qual é capaz o leitor ler, mas saber que aquele livro não corresponda a sua idade e avaliar se você está maduro o suficiente. Afinal, informação não pode ser negada.
Ate segunda que vem!

Um comentário:

  1. E o pior: quando o adolescente é obrigado a ler um livro que o professor da escola pediu e este livro claramente não corresponde à sua faixa etária!

    ResponderExcluir