sábado, 16 de abril de 2016

Um Dia... de David Nicholls


Olá pessoas, como estão?? Hoje, pela primeira vez, eu acho, eu vou escrever um post sobre um livro de romance. ROMANCE. Como assim, tá apaixonadinha, Ana????? NÃO. Bem, eu acho...talvez, quem sabe...ENFIM, vamos manter o foco (risinhos) e falar hoje sobre o livro Um Dia, escrito por David Nicholls. Eu vou ser sincera, comprei ele na Bienal de 2015 e não estava dando muito crédito não. Não é que eu ODEIO o gênero de romance, mas tipo, não rola umas batalhas, não tem sangue rolando e nem mesmo magia!! E eu comecei no mundo literário com livros de fantasia e mistério, então é bem, bem, beeeeem, difícil mudar de gênero e bem, como agora estou mais velha, estou começando a dar valor e atenção a outros gêneros e o romance está na lista.


E não, esse não o primeiro romance que eu leio, eu já li uns roamnces de YA contenporâneo tipo A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel, ambos escritos pelo John Green (tá okay, podem me julgar, eu deixo, mas deem uma chance, é sério, vocês podem se surpreender) e li uns romances bem antigos como Orgulho e Preconceito da Jane DIVA,MARAVILHOSA, EU QUERIA ESSA MULHER Austen  e eu até que gostei. Entretanto, eu comecei a perceber que precisava ler outros autores desse gênero e foi ai que eu aceitei o conselho de uma menina que eu nunca vi na minha vida na Bienal, e comprei Um Dia, Foi caro? Pra mim, foi. Mas eu preciso ver essa garota mais uma vez...PRA AGRADECER A ELA.


Nossa, eu não achei que ia gostar e eu já sabia de uns spoilers sobre o livro e caramba...EU ADOREI O LIVRO! O li inteiro em um dia, é sério! Eu comecei em um sábado e terminei no domingo. Desde o início o livro te instiga a ler mais e não vá pensando que é um romancezinho bobo. Não, meu(a) caro(a) padawan, esse livro é muita coisa, mas nunca, NUNCA, classifique-o como um "romacezinho" bobo, porque ele não é. Só para vocês terem uma noção, quem ainda não conhece a história, ela gira em torno de Dexter e Emma, ou de Dex e Em (para os mais íntimos, como eu...sqn) e eles na noite de formatura ficam juntos e no dia seguinte eles não irão ser ver mais, bem é o que eles acham. o livro conta em um dia de cada ano em 20 anos como as vidas de Dex e Em se transformaram.


O legal do livro é que ele é contado como se fosse um trecho de um diário, na minha interpretação de leitora, seriam trechos de diários tanto do Dex quanto da Em sobre a amizade dos dois, como o amor deles foi transformado várias vezes, as várias reviravoltas que os dois passam, os momentos em que o Dex age como um verdadeiro babaca, sim, ele age igual um babaca, em uma parte do livro. Até porque os dois mudam, mas ele é perceptível, que é o que mais muda com o passar dos anos e a influência que a Em teve na vida dele, no jeito dele, é notório.

Eu me impressionei com o fato de que, eu me identifiquei muito com a Em, não apenas em aparência (temos umas coisinhas em comum tipo o cabelo curto, os óculos de armação grandes e nenhum senso para moda) mas também em personalidade e em ideologias, e eu percebi que, quando somos jovens, somos cheios de certezas e ao mesmo tempo cheios de dúvidas, conseguimos ao mesmo tempo traçar um plano A para nossas vidas e ao mesmo tempo traçar planos B, C, D para substituição, se algo der errado e até mesmo não traçar nenhum plano e apenas seguir a vida com todas as dúvidas dentro de uma mochila e seguir em frente. E eu vi isso na Em, eu vi as inseguranças dela sobre o seu futuro e senti que as suas inseguranças eram parecidas com as minhas, mas ao mesmo tempo eu também me identifiquei com Dex, pelo fato dele, quando jovem, querer apenas viver a vida e aproveitar ao máximo e eu acho que isso é uma das melhores partes que o autor desenvolveu com muita maestria e eficiência: o desenvolvimento dos pensamentos, medos, certezas e ideologias que tanto Dex quanto Em tiveram enquanto jovens e no que eles se transformaram adultos.


Um dia é um livro que reúne não apenas um romance encantador e muito interessante entre Dex e Em, mas o fato de que às vezes, os planos que fazemos enquanto jovens para o nosso futuro podem tomar outros caminhos, mas que no fim, dependendo da sua capacidade de seguir em frente, eles podem ser aquilo que você desejou enquanto jovem. E o final...ah...o final foi de cortar o coração, eu precisei reler uma cena umas três vezes por não acreditar que "aquilo" aconteceu. Mas acho que até esse final serviu para reforçar uma teoria que eu tive desde o início, que, embora vemos a evolução dos personagens e a sua história de amor, no fim, podemos notar que tudo o que houve serviu para fazer um Dex diferente do Dex jovem.



Ah e por último, o filme estrelado pela Anne Hathaway e Jum Sturgess é lindo, lindo, lindo, eu vi ele alguns anos, antes de ler o livro, mas enquanto eu lia, eu lembrava das cenas e digo, tanto o filme quanto o livro são excelentes, não acredito que estou dizendo isso, mas espero poder ler logo outros livros do David Nicholls e até mesmo de outros autores. Enfim, isso é tudo por hoje, obrigado por terem lido até aqui, ahhh se vocês puderem me ajudar, dando dicas de outros livros de romance ou de gêneros diferentes nos comentários eu agradeceria muito. Até o próximo sábado e lembre-se:


NUNCA ESQUEÇA A SUA TOALHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário