segunda-feira, 25 de abril de 2016

Pra que tanquinho?

Ai, esse mundo! Cheio de surpresas!
Leia a descrição do vídeo se manja do inglês!
Não tenho um hábito angustiante de viajar no Facebook por horas. Na verdade, nem entro tanto no Facebook, o que eu tenho no meu celular é o Messenger somente que ele serve para falar com pessoas que não tem o WhatsApp. Mas, da última vez que entrei, levei um tiro maravilhoso. Acho que eu não sigo a AXE no Facebook não vejo sentido em seguir uma marca de desodorante, mas lá estava: AXE Brasil e uma mensagem bonitinha embaixo que dizia "Quem precisa de uma barriga tanquinho quando você tem A ATITUDE? Mostre o que você tem de melhor, não há regras. #AXE #FindYourMagic". E tinha um vídeo embaixo que o Facebook deixa passando porque ele não espera você dar play e eu estava gostando do que eu estava vendo.
A nova propaganda mundial da AXE da nova linha de cosméticos trazia a seguinte mensagem: Vamos destruir isso que todas as propagandas para produtos masculinos pregam? E o primeiro passo desses publicitários foi falar que aqueles homens de tanquinho, sarados que saem de explosões e ainda pega a donzela indefesa e idealizada só pelo cheiro do desodorante não representa os verdadeiros compradores de AXE.  O que não deixa de ser verdade, você não compra um desodorante buscando ser desejável, você compra porque, depois da puberdade, você (homem e mulher) precisa passar desodorante senão vai ficar fedendo e ninguém quer ficar fedendo espero.
Então começa uma saga maravilhosa de demonstrações do que o homem pode ser além de modelo. Narigudos, fashionistas, dançarinos de stiletto, magricelas, nerds, revolucionários. Enfim, você só precisa ter atitude e mostrar quem você é de fato para a sociedade e a AXE apoia isso entregando de bandeja o novo slogan da marca: Find your magic (Encontre sua mágica)!

Geralmente quando falamos de padrão de beleza e comportamento (lembremos das belas, recatadas e "do lar"), focamos muito na posição da mulher  na sociedade, esquecendo que o homem tem tantos padrões a serem seguidos para ser considerado pela sociedade um homem. O homem para o convívio social tem que ser frio, calculista, comer o frango com a mão, beber cerveja (vide a propaganda do shampoo Badass), ouvir heavy metal, sair na porrada pelo menos uma vez na vida, falar de mulher na mesa do bar e pontuá-las, ser duro nos passos de dança, nunca brochar, falar palavrões... E se fizer o contrário com certeza você é gay. Ouvir Beyoncé nem pensar, não é mesmo?

O estranho que esse povo não pensa que o que nos torna homens não é a simples necessidade de ser um troglodita. O fato de nascer homem já indica que você é um homem. Mas ser homem e ser mulher é um conceito muito maior do que a gente quer que seja. Muitas pessoas acham que "ser mulher" é o fato de ser bela recatada e "do lar" mesmo. Para outras mulheres, é fato de sentar numa sala de reuniões e ser a mediadora das discussões.
Para alguns homens ser machista torna eles homens. Para outros ter atitude o torna homens. Ou só a identificação física mesmo do tipo "esse é meu corpo, me sinto bem assim e sou assim". Ser homem pode significar ser gentil em suas conquistas amorosas, por que não? Puxar uma cadeira, ou dar flores, com certeza te torna mais homem do que impedir a mulher de pagar a conta pela verdade incontestável de que o homem sempre paga a conta.
Esse assunto me faz lembrar sempre Sense8. Sense8 é uma série que fala muito sobre identidade e autoconhecimento, mesmo a história sendo sobre oito pessoas que conseguem mudar de corpo físico e mentalmente. E a Nomi é uma personagem que levanta essa bandeira muito bem. Num diálogo com Lito, ela lembra de como ela nunca se identificou no corpo masculino e o pai dela obrigou o pequeno Max (acho que esse era o nome da Nomi) a entrar na natação. A experiência traumática que deixou marcas na personagem fez ela refletir e dizer a seguinte frase: "Aquela piscina pode ter transformado o meu pai no homem que ele é, mas também me transformou na mulher que eu sou."
Então, pense agora! Por que você se considera um homem? Por que você se considera uma mulher? Nem eu sei responder, na verdade, e não quero saber responder, mas é sempre bom refletir. 
Até segunda, não é mesmo? E não se esqueça! Find your magic!

Nenhum comentário:

Postar um comentário