sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O DESAMOR AOS CLÁSSICOS (BRASILEIROS OU NÃO)

VOLTEEEEI!

Olá pessoas tudo bem? é eu sei, tô andando sumida nessas últimas semanas, acho que já faz um pouco mais de um mês que não posto nada aqui no blog  e nem no meu canal lá no Youtube e antes de começar com o post do dia eu queria explicar o que aconteceu. Sabe quando você faz tanta coisa, mas tanta coisa que chega uma determinada situação e tudo explode na sua cara?                                 
Pois é, aconteceu comigo! Não vou entrar em detalhes,mas eu faço tanta coisa durante a semana que para ler os livros para fazer as resenhas, ou os post's tanto para o blog como para o canal ficou praticamente impossível, agora soma isso à problemas com o servidor da internet. Resultado: um mês totalmente PARADA. E vocês acham que eu consegui me organizar? Ah queridos é claro...que não, Enfim essa foi a resumida do pior mês da minha vida para vocês e eu prometo que vou TENTAR não deixar nada acumular de novo (menos os trabalhos da faculdade porque, vou ser honesta, não tem como não deixar acumular, a emoção de passar a noite inteira fazendo um relatório me deixa muito mais inspirada rsrs).

 Porém nesse meu tempo de, como eu posso chamar, nesse meu tempo de "exílio da web" eu comecei a pensar sobre o tempo em que eu me encontrava no Ensino Médio e como os livros clássicos me soavam aos ouvidos como livros "chatos"ou"maçantes." Eu nunca tinha lido um livro clássico e eu já considerava chato, meus colegas da sala de aula já não gostavam muito de ler e eu durante um tempo me deixei influenciar por esse sentimento de que todo livro antigo é chato, maçante, não é bom e entre outros, só que isso mudou no 2º ano e isso aconteceu com Dom Casmurro de Machado de Assis.

Meu colégio estava organizando um festival literário e a minha turma ficou encarregada de fazer alguma coisa (peça, dança, o que fosse) sobre o livro escolhido. Isso foi com todas as turmas do 2º ano e foram escolhidos 10 clássicos da literatura para cada turma, internacionais e nacionais, a minha turma teve a "desgraça" de ficar com Machado de Assis e seu livro Dom Casmurro. Nem vou dizer o quanto a minha turma detestou o resultado do sorteio. 

A turma toda deveria ler o livro escolhido pelo sorteio, pois iria ter um jogo de conhecimentos sobre o livro e todos da turma deveriam responder. Claro que minha turma NÃO leu o livro, pelo simples motivo: era livro antigo. Muitos diziam que era por causa do autor ser brasileiro, outros porque livro antigo era chato, enfim as mesmas desculpas de sempre e no fim por decisão da turma escolheram uma pessoa para ler o livro todo e fazer um resumão pra turma sobre o livro. E advinhem quem foi a "infeliz" escolhida: EU! E então, lá fui eu, a tonta tendo que ler o livro chato e maçante e vocês querem saber: EU AMEI O LIVRO "CHATO"!!

Eu"nunca"havia lido um livro nacional, já tinha lido Policarpo Quaresma, mas isso foi quando eu era muito nova com 8 anos e eu não tinha maturidade na época para entender um livro tão complexo quanto esse. Já Dom Casmurro eu li aos 16 anos e não foi chato como meus colegas haviam dito. Claro que Machado de Assis escreve de uma maneira diferente, estamos falando de uma Língua Portuguesa de mais de 200 anos atrás, é óbvio que no início vai ser difícil ou até mesmo enfadonho para alguns. Mas muitas pessoas simplesmente viram ás costas para esses clássicos por vários motivos e que, na minha humilde opinião não passam de desculpas. 

Quando alguém quer de verdade ler um livro clássico, vai lá e lê. Eu li Dom Casmurro por uma "obrigação" do colégio, mas depois eu reli esse livro por prazer e aí eu comecei a ler outros autores, hoje em dia eu posso dizer que comecei a amar a literatura brasileira, por tanta riqueza que contem ela. Não li todos os livros de Machado de Assis e nem de Lima Barreto, não li A Hora da Estrela da Clarice Lispector, mas posso afirmar uma coisa: meu interesse por esses autores só fez aumentar.

Todavia, eu vejo que embora meu interesse por clássicos foi iniciado o de muitas pessoas não foi e sinceramente não sei o que achar sobre isso. Acredito que todo mundo deve dar uma chance aos clássicos, ver que eles tem muito á ensinar e mais: o quão rica é a sua escrita, história, leitura. Aprender com os grandes autores, ser instigado por eles e "despertar" esse amor por clássicos. Se não curte os brasileiros, tenta os clássicos internacionais ou vice-versa, a questão aqui é: Porque não dar uma chance para os clássicos? Será que eles mesmo parecendo "chatos, "enfadonhos", "maçantes" não podem se mostrar verdadeiras obras-primas da literatura? Existe um ditado que diz que " Panela velha é quem faz comida boa", acho que podemos mudar um pouco essa frase e dizer que:

" O clássico pode render uma leitura boa"

Fica a dica. E você, o que acha? Será que ainda existe esse desamor pelos clássicos? Isso está mudando? Tem alguma experiência com esse tema? Deixa seu comentário aqui e vamos bater um papo hein? 

Deem uma olhada no canal hoje porque eu FINALMENTE vou conseguir postar o vídeo que há mais de um mês eu não consigo rsrsrs.

Beijos e até o próximo sábado =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário