sábado, 19 de setembro de 2015

INDICAÇÃO DO SÁBADO: MAUS

Fala aê pessoal, beleza?!


O post de hoje será um pouco diferente de uma resenha que geralmente é feita (até porque eu NECESSITO treinar meu lado crítico, então vai ser agora u.u) mas eu espero que vocês gostem. Hoje eu falarei de um livro que eu vi em um dos vídeos da Vickie (Chiclete Violeta) onde ela fala sobre 6 livros que devem ser livros sobre o Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial e como a Bienal estava aí batendo na porta eu pensei: porque não? Então eu comprei o Graphic Novel MAUS, escrito pelo Art Spiegelman .

E por que justamente esse livro? Vários fatores:

1º- É um relato sobre o Holocausto Judeu durante a Segunda Guerra, então prepare-se para emoções;
2º- Eu estudo História e eu realmente AMO de paixão livros que relatam essa parte horrível que a guerra trouxe; (Tá eu amo Grécia Antiga, mas Guerras ainda tem um lugar guardado no meu coração *--*)
3º- É um Graphic Novel - o que significa- o livro inteiro é contado em formato de uma HQ. SIM é
tipo uma revista em quadrinhos, porém com quase 400 páginas. 
4º- EU realmente necessitava de um livro com essa temática.

Mas vamos ao que importa, o que relata MAUS

(Lembrando eu não vou colocar spoiler, até porque não quero entregar o final à vocês u.u)

MAUS é uma Graphic Novel que conta a vida de Art, um cartunista judeu, filho de um casal que sobreviveu à Auschwitz (um campo de concentração alemão que abrigava além de presos refugiados, em sua maioria, judeus), contudo a mãe de Art, Anja morreu anos antes de MAUS ser escrita, sendo assim, quem acaba relatando a vida no tempo da Segunda Guerra Mundial é seu pai, Vladek Spiegelman, um judeu polonês. A história se entrelaça com o tempo presente: Art e Vladek e o passado sendo contado por Vladek. O livro foi lançado em dois volumes: a primeira parte em 1986 e a segunda em 1991, todavia aqui no Brasil eles reúnem os dois volumes em um só. 
MAUS é uma biografia que expressa no mais íntimo do livro toda a trajetória de vida não de um só homem, mas de todo um povo, que foi exterminado, humilhado. Onde crianças cresceram sem os pais e onde pais envelheceram sem os filhos. Isso se conseguisse a honra de poder envelhecer. Onde através do relato de Vladek pode ser visto até que ponto um ser humano chega para conseguir a liberdade, mas antes de tudo, até que ponto um ser humano vai para sobreviver às perseguições de um período onde a intolerância e o racismo estavam em alta, onde a força de um líder chegou aos limites extremos.

Mas, o que EU achei de MAUS?

Bom, para começar essa história já não é comum por dois pontos:

1º É um Graphic Novel (História em Quadrinhos);
2º Os personagens são representados por formas antropomórficas.

Tá oh Ana, o que é foma antropomórfica??? Simples, caro(a) amigo(a) leitor(a): Significa que cada grupo é representado por um ANIMAL com características, personalidade e qualidades humanas. Ex: os judeus no livro, são representados como ratos; os nazistas são representados como gatos. Isso mostra claramente como era a relação entre os dois grupos Onde um submetia seu poder e status acima do outro grupo. E eu achei esse fato fenomenal. Um dos motivos que me fizeram comprar MAUS já de primeira, foi o fato de os grupos serem representados por animais, achei uma ideia bem criativa e ao mesmo tempo muito simbólica, se formos falar de contexto histórico (mas não entrarei nesse quesito, calma, calma que não é agora que irei desconstruir paradigmas).

E durante toda a história do Vladek, percebemos o quanto a guerra e o período de perseguição influenciaram ele, mas que ele seria o famoso esteriótipo judeu: sovina, mesquinho. Mas tirando isso, Vladek foi um personagem que me conquistou logo de cara, junto com o seu filho Art. O fato do relacionamento deles ser de uma maneira (que eu não vou contar aqui rsrsrs) e perceber com o decorrer da história algumas mudanças me fez ficar a cada dia mais apaixonada pelo livro. 

A História é emocionante do início ao fim. Uma coisa é você ver um filme de produção grandiosa (Bastardos Inglórios, com aquele lindo do Brad Pitt *--*) mostrando um lado da Guerra. Outro é você poder ler um outro lado. Uma outra versão. Durante toda a semana em que eu li MAUS, eu mergulhei naquele mundo. Cada vez em que Vladek relatava sua história eu me sentia parte dela. Eu sentia que eu estava lá, junto com ele e Anja, na Polônia em 1939. Com um final que me deixou sem ar, com certeza este foi um dos melhores livros que eu tive o prazer de ler.

Claro que eu já li A Menina Que Roubava Livros (alias, deixarei um spoiler agora: é bem provável que ao final de setembro ou outubro eu faça uma resenha sobre esse livro aqui no blog ou no canal..então..fiquem de olho) e entrou para o meu TOP LIVROS especial, daqueles que quando eu tiver filhos, eu vou ler para eles na hora de dormir (tocando a trilha sonora de Harry Potter ao fundo...porque eu sou dessas u.u), pois além de uma história linda, a narração e a escrita são simplesmente fenomenais e eu digo o mesmo para MAUS.

Se antes, eu havia comprado o livro apenas devido a uma indicação e por causa da sinopse, hoje eu posso dar a certeza para você e dizer: Leiam MAUS! Realmente é um livro que faz você pensar. Que faz você rir e se emocionar. É como eu disse lá em cima, foi uma biografia que relatou com detalhes até onde um ser humano pode ir para garantir a sua sobrevivência e de quem ele amava. É através desse relato que podemos ver quantas pessoas sofreram por esse momento infeliz da nossa história. E citando A Menina Que Roubava Livros, esse é uma frase que desde que eu a li, eu uso-a para a minha vida e ela encaixa-se bem nesse livro também, pois, vendo de um ponto de vista, ou de vários pontos de vista diferenciados sobre a história do Holocausto e a história de Anja e Vladek, nada me tira a sensação de que: 
                                               
                                    "Os seres humanos me assombram"


ENTÃO É ISSO PESSOAL. Essa é a minha indicação de hoje e lembrando que mais tarde sai mais um vídeo sobre a Bienal desse ano lá no meu canal, porque sim senhores eu ultrapassei a meta de livros imposta esse ano. Então lá pelas 18:00 corram lá no canal e assistam o novo vídeo, vou deixar o link mais abaixo e era isso, espero que tenham gostado, quem já leu esse livro comenta sobre o que acho, quem não leu comento, se gostou comenta, se não gostou...comenta, mas nada ofensivo u.u

Beijos gente e até daqui a pouco no vídeo e no próximo sábado com mais um post...TCHAU!

Link do Canal: https://www.youtube.com/channel/UCnbm2d3yUJfFuF9PNGlKgdA

Nenhum comentário:

Postar um comentário