terça-feira, 3 de maio de 2016

[OPINIÃO] Capitão América: Guerra Civil


Olá para todos! Espero que já tenham preparado as homenagens para o dia 4 de maio, internacionalmente conhecido como o dia de "M4Y the force be with you"; para quem não está entendendo é o Dia Internacional de Star Wars e como tal dia, merece as devidas homenagens né?!  Mas, como todos vocês, habitantes da Terra já sabem, na última quinta-feira (28) estreou em todos os cinemas do Brasil o filme Capitão América: Guerra Civil. P.S: Se você não sabia disso, então existem duas opções: ou onde você mora não há nenhum meio de comunicação possível, ou você não é um habitante da Terra...perai...você é um E.T? QUE LEGAL *----*...



Saindo dos meus devaneios constantes, como todos já sabe, Guerra Civil estreou e para aqueles que foram ao cinema assistir ao filme pensando ser uma cópia fiel dos quadrinhos e que não precisaria ler, meu amigo, você está completamente enganado. O MCU (Marvel Cinematographic Universe) é uma ADAPTAÇÃO dos quadrinhos, podendo ou não trazer cenas dos quadrinhos e colocando-as na tela do cinema. Contudo, o que nós, fãs dos quadrinhos vemos, são as grandes referências que os diretores fazem a esses quadrinhos, o que já nos deixa bem felizes. Em Capitão América: Guerra Civil foi o mesmo.


Podendo ser considerado mais como um "episódio" dessa grande adaptação do que realmente um filme solo, durante o filme vemos que a grande "Guerra Civil" que vemos nos trailers e como vemos nas histórias em quadrinhos, é na verdade um conflito bem mais complexo, mexendo com questões ideológicas e observando as consequências de Vingadores 2: A Era de Ultron. Percebemos que tanto Tony Stark quanto Steve Rogers passaram por uma grande evolução de pensamentos e perspectivas diferentes sobre COMO os heróis devem agir. Outro ponto importante, mas que na minha opinião não foi tão bem explorado, foi o relacionamento entre Visão e a Feiticeira Escarlate. Algo que é iniciado na Guerra Civil, mas no filme, deixou um pouco a desejar.


Não podemos esquecer é claro das excelentes atuações de Chadwick Boseman (Pantera Negra) e do Tom Holland (Homem- Aranha). Ser apresentado a esses dois heróis foi ótimo, principalmente para mim, que li sobre a história nos quadrinhos e estava me preparando para ver como seria a adaptação do Pantera Negra para o cinema e eu não reclamo do que vi. Vi uma atuação sólida, respeitando a fidelidade do personagem e mostrando, mesmo superficialmente, a força e a personalidade tanto de Tchala quanto de Wakanda. Já sobre o nosso amado cabeça-de-teia, Tom Holland conseguiu entregar um Homem-Aranha diferente de todos. Não desrrespeitando os outros dois Aranhas, mas o de Holland realmente é surpreendente e foi maravilhoso ver a interação dele com os outros personagens.  A conversa entre Peter e Tony foi engraçada na medida certa e você consegue ver a naturalidade entre os dois atores na cena. É como se nada daquilo fosse parte de um scritp: é como se você mergulhasse em uma conversa entre os dois heróis, visto a maneira natural que eles conseguiram criar. 


Melhor eu não me estender mais nesse texto, senão eu vou começar a contar os spoilers desse filme. Capitão América: Guerra Civil é um ótimo filme, que serve de preparação para os próximos filmes da Fase 3, como disse no início, não vá para o cinema esperando uma cópia fiel dos quadrinhos. O que você verá é uma adaptação, com muitas referências as quadrinhos, mas com uma história diferente sem perder a essência do que Guerra Civil realmente é. O final do filme deixou muitas "pontas soltas" no ar, que eu acredito que serão bem amarradas nos outros filmes, até a chegada de Vingadores 3: Guerra do Infinito que será o desfecho dessa grande adaptação.

Acredito sim, que poderia ser um filme melhor. Deixou muitas coisas no ar? Sim. Mas, com certeza, pode ser considerado como um dos melhores filmes de 2016. Não falhando em efeitos especiais e visuais e com uma história sólida e condizente, Capitão América: Guerra Civil é um filme que,para colocar defeito: precisa procurar. E muito. E agora, vamos esperar (ANSIOSAMENTE) por Doutor Estranho em Novembro. E isso é tudo gente, espero que tenham gostado, coloquem seus comentários (sem spoilers por favor. Não vamos acabar com as alegrias dos amiguinhos que ainda não viram) sobre as suas visões do filme e até o próximo post.

 E desde já....FELIZ M4Y THE FORCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário