segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Resenha de "Vocação para o Mal"

Baby, I'm preying on you tonight
Hunt you down, eat you alive
Just like animals - Animals, Marron 5
Desculpe se eu não peguei um trecho do livro, ainda mais um livro com tantas referências musicais, mas eu ouvi essa música do Marron 5 jogando lyricstraining.com e não senti uma música tão representativa quanto Animals. Já adianto: que livro maravilhoso!
JK Rowling, ou Robert Galbraith, nos brinda com mais uma vez com um apoteótico livro policial como dois anteriores envolvendo os detetives Cormoran Strike e Robin Ellacott e um crime hediondo.
Enquanto Robin se prepara para o casamento, recebe uma encomenda que revira o seu estômago no lugar dos itens do casório. Uma perna feminina amputada chega ao escritório de Corm e estremece a estrutura financeira e emocional da dupla.
O intrigante caso vai reviver o passado de Strike desde quando vivia com sua mãe e sua irmã até a sua carreira militar. Tal qual o chefe, o caráter misógino de cada suspeito ressuscita angústias de Robin. Até onde o seu passado afeta a chegada a conclusões precisas?
Depois de aguardar tanto o lançamento no Brasil, receber esse livro em mãos é gratificante. O estilo bruto com o qual esse livro é escrito mostra o distanciamento da escritora de Harry Potter para o autor de Vocação para o Mal. Os dois livros anteriores de Robert Galbraith não eram de todo pesado, apesar da brutalidade do assassinato de Owen Quine, mas nesse livro Rowling abandona um pouco da sutileza e usa palavras e cenas bem duras.
Vocação para o Mal retrata com maestria mórbida casos de misoginia e machismo. Todos os suspeitos ultrapassam o limite do nojento no assunto e Galbraith soube mostrar com crueldade que o machismo é tão arraigado que é muito fácil mudar culpado e vítima de lugar e que a impunidade, quando se trata desse assunto, ainda existe. É medonho.
Em contrapartida a tudo isso tem a exaltação de Robin. Meu Deus, Robin Ellacott supriu toda a nossa expectativa quanto a protagonismo. Pela primeira vez, pode-se dizer que o livro é do Cormoran e da Robin, enquanto, em O Chamado do Cuco e O Bicho-da-Seda, o Cormoran era o dono de quase toda a dedução e conclusões e entrevista. Vocação para o Mal chegou para dizer que a série é dos dois personagens e estou muito ansioso para ver o desempenho dela nos próximos volumes.

A narrativa desesperançosa de Robert cria personagens maravilhosos e eleva os já existentes. Robin e Corm nunca estiveram em tão boa forma, encaixados na ação. Como o caso tem a ver com eles, a história não se passa como nos outros que eles eram só observadores. Wardle e Shanker são bons coadjuvantes e Matthew está mais insuportável que antes. Achei que nesse eu ia dar adeus ao pulha, mas ele resiste.
Como sempre, JK Rowling me fez de idiota no final do livro. Não era tão difícil acertar o criminoso desse romance porque eram só três, mas o final deu tanto nó em mim que em poucos capítulos eu tive certeza de cada um deles. Eu estava com uma certeza tão grande que eu levei um tapa que resolvi aceitar a conclusão magistral proposta. Só levantei e aplaudi de pé a solução de Cormoran.
Acho que surge uma série clássica da literatura policial. Denmark Street é agora meu objetivo em Londres, quando eu for para Londres.
Até segunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário