sábado, 6 de junho de 2015

Você julga o livro pela "capa" ??



Olá pessoas! Eu sei, eu sei. Prometi que colocaria hoje a segunda parte da minha bookshelf tour, porém aconteceram algumas coisas na minha semana e eu decidi postar hoje um assunto diferente. Acho que esse post será mais uma forma de desabafo por tudo o que eu estou passando ultimamente, mas também para falar de um assunto que eu estava louca para comentar com vocês, pergunta: VOCÊS JULGAM O LIVRO PELA CAPA?

Muita gente vai ler e pensar: "É óbvio que não! Praticamente ninguém julga um livro pela capa dele". Boa parte disso é verdade, a maioria das pessoas não se importam se a capa vem em alto relevo, ou se ela tem cores fortes e marcantes Mas quando eu digo "capa" não estou falando do sentido literal e sim do figurado. Quem aqui já comprou um livro X ou Y por indicação de algum livro ou de uma resenha em algum blog ou vlog? Ou muito pelo ao contrário: quem já deixou de comprar um livro por esses mesmos motivos? Acho realmente hilário, como hoje em dia tanta gente se deixa influenciar por opiniões X ou Y sobre determinado assunto, pode ser político, social, econômico ou até por causa de um livro. 

Não estou dizendo que a opinião de alguém sobre determinado assunto não seja bom. Exemplo disso, participo de um grupo no whatsapp e lá, todos os membros pedem conselhos sobre livros se são bons para ler ou não. Isso não quer dizer que se eu quero ler um livro e todos dizem que é horrível que eu não vá ler. Todavia, eu já irei saber o que o livro vai me proporcionar, E isso é ótimo, pois eu tenho a estúpida mania de ler um livro com as mais altas expectativas e no fim me decepcionar. Ás vezes isso não acontece rsrsrs. outro exemplo que eu posso dar sobre como a influência de outras pessoas podem atrapalhar a sua opinião sobre um livro, aconteceu comigo. Eu já ouvi muitas, muitas críticas sobre a escrita do John Green (autor de A culpa é das estrelas), na Bienal do Livro eu comprei o "Cidades de Papel" e muita gente me aconselhou a não ler o livro e que eu tinha jogado o meu dinheiro fora e eu quase fiz isso, mas eu dei uma chance ao livro e se mostrou um livro excelente e desde então passei a gostar mais do autor. :D

Mas não somente os livros sofrem pelas suas capas, muitas vezes o volume pode atrapalhar de diversas maneiras. Quem nunca ouviu algum amigo dizer para você não ler tal livro ou por ele ser muito fino ou por ser muito grosso? Não importa se o conteúdo da leitura pode ser excelente (ou não...depende do livro), mas se ele for muito grosso, vai ter gente falando que ele vai ser chato e enfadonho, se ele for muito fino, vão dizer que a história dele é horrível e que se ele é tão fino, não vale a pena ler. O que eu acredito ser uma piada, é o fato que essas pessoas, muitas vezes nem leram o tal livro!!! Estão apenas baseando-se nas ideias de outras pessoas sobre o livro. 

Gente, o que eu quis mostrar nesse texto é que muitas vezes, julgar o livro pela capa ou pelo volume pode ser a oportunidade de você perder uma história maravilhosa e não desfrutar de um livro que pode te ensinar muito, sendo ele a capa bonita ou não, os comentários feitos dele negativos ou positivos, ou pelo volume ser grande ou pequeno. Se você não der uma chance para conhecer, nunca saberá se vale a pena ou não. A mesma coisa é para as pessoas, nós, seres humanos, ADORAMOS julgar tudo pela capa, ABSOLUTAMENTE TUDO. E o que muita gente não se dá conta é que, é através do convívio podemos nos transformar em seres humanos melhores, com mentes mais abertas e propensos a aceitar as opiniões alheias. Com os livros nós geralmente gostamos de saber a opinião das pessoas, mas nunca devemos esquecer que é a nossa opinião que importa. Assim também com as pessoas. Não importa se suas opiniões são divergentes em vários assuntos, ou se a sua opinião é a certa e a dele é a errada. Opinião é única para cada um, devemos saber respeitar e pensar que ás vezes, podemos aprender muito mais com as pessoas do que conosco mesmo. 

Espero que vocês tenham gostado desse texto, desculpe mas eu quis usar os livros para expressar o que estou passando no momento rsrs, foi uma chance de desabafar, algo que não posso fazer e bem, semana que vem a segunda parte da bookshelf tour estará aqui no blog. Comentem a opinião de vocês, independente se vai ou não concordar com o que eu disse, eu quero aprender um pouco com vocês, então comentem, continuem curtindo o nosso blog e até o próximo sábado! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário