segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Resenha de "A Mansão Hollow"

Um romance policial diferente, talvez estranho, mas um crime genial!

Estava eu na Bienal 2015 e procurava livros da Agatha Christie para atender àquela lista de livros antes de morrer e as edições da Nova Fronteira estavam... seduzentes além do preço também.Estava eu em dúvida se comprava "Morte no Nilo" ou esse, mas me apaixonei por esse, fazer o quê?
O livro quebra minhas expectativas de primeira. Esperava o assassinato na primeira página. Ao contrário disso, é apresentado ao leitor todos os suspeitos futuro crime. Sr. e Sra. Angkatell planejam recepcionar a família e os amigos para um fim de semana agradável na sua grande Mansão Hollow. Porém na manhã de domingo, após o jantar de recepção algo trágico acontece. 


Um dos hóspedes de Lady Angkatell está morto à beira da piscina com o ferimento à bala. Ao mesmo tempo, o detetive Hercule Poirot, convidado dos Angkatell para o almoço, chega. À primeira vista, acha que é uma encenação de mau gosto, mas descobre que o que vê (uma vítima agonizante, sua esposa com uma arma na mão e os outros hóspedes estáticos) faz parte de um intrincado quebra-cabeças que parece óbvio demais.
A Rainha do Crime dá outro tapa nas minha expectativas mostrando que a história não seria somente do ponto de vista de Hercule. A história é contada do ponto de vista de todos da Mansão, ou seja, você analisa o assassinato a partir dos suspeitos também.
Eu não cheguei nem perto do assassino, mas amei a solução desse livro. Livros policiais que aparentam ser chatos, geralmente tem uma justificativa maravilhosa no final que faz o livro parecer, e talvez realmente ser, genial. Eu senti um pouco de "Objetos Cortantes", que fez minha cabeça fritar no final desse livro. O encadeamento das ações de ambos os assassinos e cúmplices fazem o livro ficar rico demais.
A edição que eu tenho é muito bonita, mas tem um pequeno spoilerzinho na contra-capa, mas existem outras edições, já que é um clássico de Agatha Christie.
Esse livro me fez lembrar um complicado cálculo matemático que fiz essa semana. Não havia nenhuma luz para me iluminar enquanto pensava, Todos os caminhos por onde saía me levava a lugar nenhum. Daí eu reavaliei o que eu poderia fazer e se iluminou a única coisa possível quando eu reli as informações.

"A Mansão Hollow" pode ser entendido como um cálculo complicadíssimo e com uma pista-chave, uma única, capaz de desmantelar o assassino.
Até segunda-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário